Na cidade

Há um novo baloiço de sonho (e instagramável) junto ao Rio Douro

O Baloiço da Boneca fica na Serra com o mesmo nome. Foi construído por amantes da natureza e começa a ter milhares de visitas.
A invasão no Instagram começou (foto de @katybarbosa02).

Há um novo baloiço gigante no País onde pode estar, pensar, usufruir da natureza, entrar em contacto com as suas memórias de infância, aproveitar vistas absolutamente incríveis — e claro, porque não, encher o Instagram de fotos de fazer inveja a qualquer um. Chama-se apropriadamente Baloiço da Boneca, porque parece saído de um conto de fadas ou de um livro infantil. Mas na verdade vai buscar o nome à Serra da Boneca, na freguesia de Sebolido, Penafiel.

“O Baloiço da Boneca é um local de lazer e de paz. Pedimos apenas aos visitantes que deixem o local exactamente como o encontraram”. É assim apresentado o novo mágico espaço com vista para o Rio Douro, na sua página de Facebook criada este mês de setembro.

Sebolido fica a 30 quilómetros do Porto e a 25 de Penafiel. Para chegar ao baloiço, nada mais fácil: depois de chegar a Sebolido, segue as indicações da Serra da Boneca. Chegando ao topo da serra, tem as indicações do baloiço, pelo acesso ao parque eólico da Boneca.

A NiT falou com quem esteve por trás deste espaço, que pode mostrar a milhares de visitantes uma das paisagens mais bonitas do País. A ideia surgiu de um grupo de jovens da freguesia de Sebolido, que conhecem a serra como ninguém — e que preferem não se identificar. “Somos muitos, e para não causar algum tipo de injustiça não pretendemos identificar uma pessoa, apenas dizer que os jovens tiveram a ideia e o trabalho de o construir”, conta um dos responsáveis à NiT. “Até porque podemos nos esquecer de alguém”. As idades andam entre os 25 e os 55 anos.

Publicado por Baloiço Da Boneca em Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O grupo, apaixonado pela região e pela natureza, já tinha visto outros baloiços gigantes e semelhantes, espalhados pelo Pais. E acharam que seria uma boa ideia instalar um ali, para que todos pudessem apreciar a incrível paisagem.

A Serra da Boneca tem das melhores paisagens da linha do Douro, defendem. “Para nós que moramos cá e conhecemos e já passamos por cá bons momentos, achámos que poderíamos criar um ponto de visita e atrair algumas atenções para o local”, adianta o mesmo responsável.

O local foi escolhido a dedo, “com a intenção de dar o melhor acesso possível e a melhor vista sobre a nossa freguesia — e claro o Rio Douro, porta de entrada de muitos turistas na nossa região”.

O principal objetivo foi mesmo esse, dar a conhecer, ao mundo, Sebolido e os seus encantos. E para isso precisaram de alguma ajuda: “Precisámos de apoio para o investimento e logística. Falamos com a junta de freguesia se nos poderia apoiar na aquisição dos materiais e transporte do baloiço para o local. O apoio foi total, acharam a ideia muito interessante e apoiaram desde a primeira hora. Aliás a eles, o nosso muito obrigado pela ajuda”, frisa o grupo de jovens.

Parabéns pela iniciativa.A vista, a calma e a brisa fazem querer la voltar….Por mais iniciativas simples e bonitas como esta. parabéns

Publicado por Joana Freitas em Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

O baloiço ficou concluído no final de julho e está aberto desde então, começando já a marcar presença em dezenas de fotos nas redes sociais — e a atrair pessoas de todo o mundo, meramente na base do passa palavra.

Até porque tem uma característica muito importante: não existe qualquer tipo de condicionamento no acesso, está aberto o ano todo e todo o dia, 24 horas por dia. E por esse motivo, desde da abertura, já passaram por lá milhares de visitantes, uns de dia outros de noite.

“São várias as formas de apreciar a paisagem do local, todos tem uma visão diferente da mesma, alguns procuram experiências diferentes visitando o local ou pôr do sol, ao nascer do dia ou mesmo durante a noite. Para nós tem sido uma agradável surpresa o resultado deste pequeno ponto turístico”, diz o grupo que o criou.

Na placa do nome do Baloiço lê-se Família, Sonho, Abraço, Amor, Magia, Paz. Tudo o que se espera que as pessoas sintam e usufruam no local. 

E os criadores concluem: “todos nós somos amantes da natureza e apenas deixamos um apelo aos visitantes: deixem o local conforme o encontraram. Achamos que a melhor forma de fazer com que as pessoas percebam a importância da natureza não é afasta-las, mas sim inclui-las”. 

Veja algumas das partilhas recentes do Instagram que mostram a incrível vista do novo baloiço gigante:

View this post on Instagram

❤️❤️❤️

A post shared by Catarina Santos (@catesantoss) on

View this post on Instagram

Serra da Boneca ⛰😊

A post shared by Ana Faria (@luisasousafaria) on

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT