Na cidade

Há um novo baloiço de sonho e super instagramável em Portugal

Há mais um espaço para vistas lindas e memórias de infância. O Baloiço do Talegre foi criado pela mão de jovens locais.

É uma das ideias mais simples e incríveis dos últimos tempos: baloiços de madeira, erguidos em pontos estratégicos (normalmente, topos de colinas ou serras, com vistas maravilhosas e desafogadas). tornam-se pontos de enriquecimento do território, de encontro, de visita, de culto, de turismo. E sobretudo locais onde nos podemos reencontrar com a infância, descansar, ser deslumbrados pelas vistas, relembrar e sonhar — e ainda tirar fotos absolutamente instagramáveis.

Há mais um baloiço destes em Portugal, criado pela mão e pelo sonho de jovens locais: o Baloiço do Talegre. A ideia veio de Inês Oliveira quando muito simplesmente um dia, com o namorado e mais quatro amigos, foi passar um fim de semana à Serra da Lousã.

Ali, viram os famosos baloiços de madeira e pensaram que tinham de o fazer no Talegre. O Talegre, que dá nome ao baloiço, é um marco geodésico no cimo da serra ao pé de sua casa— e não descansaram enquanto não construíram a sua ideia.

Falaram com a junta de freguesia que os deixou logo à vontade para levarem tudo avante. O objetivo era “fazer com que o pessoal conhecesse a nossa serra porque é um sítio tão bonito E quase ninguém conhece”, explica Inês à NiT. O baloiço foi inaugurado no passado dia 16 de maio, já em plena pandemia.

Fica na freguesia e Serra de Alburitel, no concelho de Ourém (a 18 quilómetros de Fátima). “A serra de Alburitel é tão bonita e os jovens preservam tanto aquilo e queríamos que as outras pessoas pudessem também desfrutar”, conta a jovem.

Para além do baloiço, quem ali visita também pode percorrer os vários trilhos que existem na serra — feitos igualmente por um grupo de jovens. Ainda que com cuidado e distanciamento  é o bom destes locais, há sempre espaço e tempo para todos — , o baloiço já tem sido um enorme sucesso e os jovens “não podiam estar mais satisfeitos”, frisam.

“Até o Sr Presidente Luís Albuquerque [presidente da Câmara de Ourém] fez questão de o ir visitar e aprovar e estamos mesmo muito gratos”, diz Inês.

Os baloiços de madeira panorâmicos são uma novidade relativamente recente no nosso País, mas um sucesso imediato: além de lindos e com vistas perfeitas, além da paz e beleza que proporcionam, ainda enchem as redes sociais de fotos de fazer inveja a todos os seguidores.

Recentemente, abriu um destes locais maravilhosos na Serra da Boneca, com vista para o Rio Douro, e a NiT contou-lhe tudo. Mas para quem não conhece, há outros dois baloiços panorâmicos, com uma história semelhante a este e até mais antigos, que também foram criados por jovens para valorizar as suas terras — e neste caso são espaços irmãos entre si, ou seja filhos do mesmo projeto e próximos um do outro.

Estes são já sucessos gigantes: falamos do Baloiço do Trevim e do Baloiço do Burgo. Os mesmos que inspiraram Inês e os amigos e construir este novo ponto de lazer e contemplação.

Para chegar ao Baloiço do Talegre, tem de ir até Alburitel pelo IC9 e escolher a primeira saída, da segunda rotunda; sobe o estaleiro e corta na primeira rua à direita, segue em frente, passa por debaixo da ponte do IC9, entra no pinhal e consegue avistar logo o baloiço ao longe.

Os jovens também já introduziram o baloiço no Google Maps.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT