Na cidade

Há um novo baloiço panorâmico para conhecer em Benfica

Este spot instagramável tem vista sobre Monsanto e para esta freguesia de Lisboa.
Inaugurado no final de julho.

A zona de Benfica, em Lisboa, tem uma nova proposta que vai ser ponto de passagem obrigatória para tirar fotos para o Instagram. A construção pretende dinamizar a freguesia e ser um refúgio dos dias caóticos no centro da cidade. Falamos de um surpreendente baloiço panorâmico.

Na colina de Calhariz Velho, rodeado de árvores e vegetação, encontra este baloiço que foi inaugurado no dia 29 de julho. De acordo com o presidente da Junta, Ricardo Marques, o objetivo é “promover esta zona que está subvalorizada e que apresenta características e traços arquitetónicos muito interessantes, bem como oportunidades únicas”.

Com um vista privilegiada, de um lado sobre Monsanto e de outro sobre a freguesia de Benfica e São Domingos, este local fica “num posicionamento excecional, a dois minutos da estação de comboios, e permite que as pessoas conheçam a zona verde de Monsanto através do Calhariz Velho”, acrescenta a Junta de freguesia. Se for de carro, o melhor acesso é pela Rua José Augusto Seabra, na parte de trás da Estação de Benfica.

A estratégia de investimento neste bairro vem também aliada a uma promoção da restauração local. Segundo Ricardo Marques: “São vários os restaurantes com comida tradicional portuguesa de qualidade que esta zona oferece e onde qualquer visitante ou morador poderá parar, depois de conhecer tanto o baloiço, como outros espaços únicos”. O responsável está a referir-se ao largo e igreja de São Martinho de Dume, o Chafariz da Buraca, a Quinta de São João (Embaixada do México) ou até a Quinta do Peres (Colégio Beiral).

Na verdade, houve uma intervenção recente no largo Miguel Verdial, junto à Igreja de São Martinho de Dume, que já se encontra concluída. Esta alteração contemplou a recuperação da calçada histórica do adro da igreja e da escadaria de acesso, resultando numa forte aposta da Junta na requalificação de espaços com valor patrimonial e histórico.

O equipamento panorâmico tem 3,5 metros largura por 2,30 metros de altura. Foi também incluída uma frase que nos remete para as origens da zona. É preciso recuar vários séculos, quando o rei D. João I procurava um local para fundar o convento de São Domingos e ao ver a freguesia, afirmou: “Aqui bem fica”.

O feedback não podia estar a ser melhor: “As pessoas estão a adorar e a partilhar vários comentários e fotos nas redes sociais”, acrescenta o presidente da Junta. Este spot é perfeito não só para baloiçar sem parar, mas também para se libertar do stress dos dias de trabalho e para garantir uma fotografia incrível no seu Instagram.

Perfeito para tirar fotos.

A moda dos baloiços em Portugal

Nos últimos anos, mas sobretudo entre 2020 e 2021 — mesmo com pandemia —, Portugal assistiu a um surgimento sem precedentes destes baloiços panorâmicos. Afinal, eles são uma das novas grandes modas, recurso quase infalível das autarquias e juntas para dar aquele motivo extra às pessoas de conhecerem e visitarem uma região. Além de originais e com vistas perfeitas, enchem as redes sociais de fotos que funcionam como uma espécie de bilhetes postais da região e o turismo agradece.

Recentemente, abriu um destes locais maravilhosos na Serra da Boneca, com vista para o Rio Douro — tal como a NiT lhe contou. Para quem não conhece, há outros dois baloiços panorâmicos com uma história semelhante e até mais antigos — e que também foram criados por jovens para valorizar as suas terras. Neste caso, são espaços irmãos entre si, ou seja filhos do mesmo projeto e próximos um do outro.

Falamos do Baloiço do Trevim e do Baloiço do Burgo. Os mesmos que inspiraram uma jovem a criar o Baloiço do Talegre, na freguesia e Serra de Alburitel, no concelho de Ourém; e em junho o de Penedros da Cabeça.

Mas há mais. Em julho de 2020, abriu o Baloiço do Mezio, na Serra do Soajo; no mesmo mês, nasceu o Baloiço de São Silvestre, em Mesão Frio; e ainda o Baloiço CerLove em Vila Nova de Cerveira — que até motivou filas épicas, semanas depois. Já em agosto, abriu o Baloiço do Sobreiro, junto ao Miradouro do Talegre, em Moncorvo; no mesmo mês foi conhecido o Baloiço d’As Antas P’ro Mondego; também o Baloiço da Carriça, em Arganil; e o da Ponte do Canal na freguesia de Abragão, Penafiel.

Existe ainda o Baloiço da Pateira do Carregal, idealizado e criado pela associação de amigos do parque com o mesmo nome, em Requeixo, Aveiro. Já em setembro, abriu em São João da Fontoura, Resende, o Baloiço da Senhora da Guia; e na Batalha, o Baloiço da Barrozinha. Em Santa Cristina, Mealhada, nasceu já em outubro um baloiço que celebra o renascimento de uma aldeia que esteve cercada pelas chamas: o Baloiço de Santa Cristina.

E no mesmo mês, um baloiço no miradouro que Miguel Torga disse ser “o mais vasto de Portugal”: o da Serra de Alvaiázere. Em novembro, foi a vez do Sítio da Nazaré acolher o incrível Baloiço da Ladeira, com vista para a vila, a praia e o mar e em dezembro o Baloiço do Meco, no Grande Porto. Na Capital do Espumante, no topo de uma colina com vista para a incrível paisagem vitivinícola da Anadia, nasceu no final de 2020 um novo baloiço panorâmico: ao lado de um moinho, numa localização perfeita e com um banco em forma de pipa, para honrar a sua região. Aqui pode sonhar e voar sobre as vinhas no coração de Anadia e tocar com a ponta dos pés na Serra do Bussaco.

Em Aldeia Velha, concelho do Sabugal, nasceu em dezembro de 2020, o Baloiço de Aldeia Velha: um novo baloiço panorâmico com um formato original, que beneficia de uma vista incrível: ampla e desafogada sobre o vale envolvente da cidade da Guarda e que se estende entre as serras fronteiriças de Espanha e a Serra da Estrela.

Também no final do ano, na Serra de Negrelos nasceu o Baloiço de Canelas, onde consegue usufruir de um lugar que os habitantes dizem ser especial. Ainda com 2020 a terminar, em Aveiro, num terreno de uma aldeia em Vale de Cambra, um pai e filho juntaram-se para mostrar o melhor que a região tem, criando o Baloiço do Vilar. Em Lordelo, concelho de Paredes, nasceu um baloiço em março e já começa também a chamar os primeiros visitantes, prometendo fazer sucesso nas redes sociais sobretudo por um detalhe: além da localização e vista claro, tem as cordas ornamentadas de flores. Trata-se do Baloiço de Lordelo.

Em abril, quatro amigos uniram-se para criar a primeira estrutura do género em Cabeceiras de Basto, com o objetivo de promover a região: e nasceu o Baloiço dos Sonhos. No dia 1 de junho, foi ainda inaugurado outro equipamento panorâmico de sonho: o Baloiço de Esporões, mais precisamente no topo da Santa Marta das Cortiças, na Freguesia de Esporões, em Braga.

Além disso, a moda já não se fica só pela natureza. Depois de chegar a um restaurante na Ericeira, há agora até um baloiço numa clínica no Porto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT