Na cidade

Há um novo e peculiar autocarro nas ruas de Aveiro — é autónomo

O veículo pára sempre que encontra um obstáculo à sua frente. Vai circular até 14 de outubro no âmbito da Aveiro Tech Week.
O futuro já anda por Aveiro.

Carros que se conduzem sozinhos já são uma realidade, graças aos famosos Tesla, veículos elétricos que já encontramos com frequência nas estradas portuguesas. É uma das tendências da mobilidade do futuro e está a chegar a outros meios de transporte, incluindo os autocarros. Se nunca viu nenhum ao vivo, nem andou num, pode fazê-lo até 14 de outubro, em Aveiro.

A câmara municipal pretende que o mesmo seja um meio de transporte viável na cidade já em 2025. O veículo é uma das inovações apresentadas no âmbito da Aveiro Tech Week (que decorre entre 10 e 16 deste mês). Circula de modo autónomo e desloca-se recorrendo a um sistema de navegação que analisa o que o rodeia. Se encontrar algum obstáculo no caminho pára imediatamente.

Trata-se de um protótipo, portanto, não espere que o autocarro atinja altas velocidades. Embora tenha capacidade de atingir 20 quilómetros por hora, circula apenas a cinco. Lá dentro cabem apenas 11 passageiros, mais o profissional que opera o veículo (que apenas o inicia através de um painel tátil, tudo o resto é automatizado).

As viagens são gratuitas. Até domingo, 9 de outubro, pode embarcar entre as 10 e as 12 horas. Entre 10 e 13 de outubro o horário muda, circulando entre as 14 e 16 horas. No último dia, a 14, volta a passar pela Rua Direita entre as 10 e as 12 horas.

Carregue na galeria e descubra esta novidade de Aveiro.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT