Na cidade

Há um novo miradouro com vista para um dos locais mais emblemáticos da Peneda-Gerês

Fica a 740 metros de altitude, junto ao Fojo do Lobo do Xertelo, e tem uma vista panorâmica sobre o vale do rio Cabril.
O miradouro.

Não faltam em Portugal spots com vistas panorâmicas sobre as mais belas aldeias, vilas e rios das várias regiões. É ali, no topo de tudo, que percebemos como a natureza é, de facto, incrível e arrebatadora. 

Para se juntar aos incontáveis miradouros que já existem pelo País, a Câmara Municipal de Montalegre fez nascer mais uma estrutura que deve acrescentar sem demora à sua lista de locais a visitar. Desde o dia 6 de maio, sexta-feira, que a localidade do concelho de Montalegre, tem um novo miradouro junto ao Fojo do Lobo do Xertelo.

Antes da construção da estrutura já ali existia um miradouro natural para o vale do Rio Cabril, onde é possível avistar 12 das 15 aldeias da freguesia, localizada em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês. “Com este miradouro garantimos a segurança dos nossos visitantes para que possam usufruir das vistas para as nossas aldeias”, explica à NiT a Junta de Freguesia de Cabril.

Além das aldeias, é possível observar a albufeira de Salamonde, em Vieira do Minho e a Surreira do Meio-Dia, um dos locais mais emblemáticos do Parque Nacional Peneda-Gerês.

A vista do miradouro.

Para chegar a este spot, situado a 740 metros de altitude, basta estacionar o carro à entrada da aldeia de Xertelo e caminhar durante cinco minutos para ter uma vista privilegiada sobre o vale do rio Cabril. Ao lado do miradouro encontra-se o Fojo dos Lobos, que também não passa despercebido. Trata-se de uma antiga armadilha para os lobos — um poço construído com paredes graníticas.

Enquanto estiver na aldeia, aproveite para conhecer o moinho vertical e fazer uma caminhada pelo Trilho dos Poços Verdes — um percurso circular com cerca de 12 quilómetros que o leva a percorrer o vale do rio Cabril e a conhecer as Sete Lagoas.

Carregue na galeria e conheça outros miradouros que não deve deixar de visitar em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT