Na cidade

O novo percurso pedestre de 8 quilómetros para conhecer no Minho

O Trilho das Candeias vai ser inaugurado no dia 23 de abril e inspira-se numa crença popular.
É um percurso circular. Foto: Junta de Freguesia de Tadim.

O Trilho das Candeias, que percorre grande parte da freguesia de Tadim, no distrito de Braga, vai ser inaugurado no próximo dia 23 de abril com uma caminhada solidária a favor dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, mas já se encontra operacional e pode ser percorrido. Denominado de PR6 BRG ‒ Trilho das Candeias, trata-se de um percurso pedestre circular, com aproximadamente oito quilómetros, de baixa dificuldade, que nos leva a descobrir a paisagem de Tadim.

Segundo a Junta de Freguesia, o Trilho das Candeias inspira-se numa crença popular que está relacionada com o estado do tempo: “Se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir, está o inverno para vir; se estiver a chorar, está o inverno a passar”.

O trilho de baixa dificuldade integra a rede de percursos pedestres de Braga e é a Capela de Nossa Senhora das Candeias que dá o mote para o PR6 BRG. É “um convite a percorrer uma boa parte da freguesia de Tadim e conhecer o seu património numa experiência de contacto com o património e com a natureza”, destacam os responsáveis.

Com esta nova aposta, quem percorrer o Trilho das Candeias irá explorar o passado da população de Tadim, aludindo à Bouça da Lapa, entre outros sinais mais antigos que se conhecem da ocupação humana no território. O percurso resgata ainda a memória do antigo Castelo de Penafiel de Bastuço que foi, em tempos, o centro administrativo de um vasto território que incluía 36 paróquias. Atualmente, ainda é possível ver alguns vestígios da antiga fortificação, como o maciço granítico conhecido como o Penedo do Castelo, ou as escadas gravadas na rocha.

“Ao património cujas origens estão distantes no tempo, o percurso junta quintas e respectivas casas que marcaram e continuam a marcar a atividade agrícola deste território”, refere a Junta de Freguesia de Tadim. A estação de caminhos-de-ferro e o centro histórico são outros dos pontos de interesse assinalados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT