A revista National Geographic acaba de partilhar a tão esperada lista “Best of the World 2026”, em que revela os melhores destinos em todo o mundo para viajar no próximo ano. Portugal não ficou de fora, mas a cidade que conquistou o 20.° lugar não foi Lisboa nem o Porto, mas sim Guimarães.
A revista elegeu a região como uma das 25 melhores do mundo para viajar no próximo ano, numa lista que inclui destinos como Rio de Janeiro (Brasil), Vancouver (Canadá), Manila (Filipinas), Hull (Yorkshire, Inglaterra), Rabat (Marrocos), Beijinh (China), As Dolomitas (Milão, Itália), entre outras.
Anualmente, a National Geographic partilha a lista “Best of the World”, com base na comunidade global de exploradores, fotógrafos e editores da revista, que seleciona os melhores destinos para inspirar as próximas aventuras dos leitores.
“Nomeada Capital Verde Europeia para 2026 pela Comissão Europeia, a cidade tem vindo a expandir as ciclovias, a criar espaços verdes e a reduzir a poluição, ao mesmo tempo que se esforça por atingir a neutralidade climática até 2030”, diz a publicação.
A revista destacou ainda o facto de a cidade medieval ter evoluído para um centro urbano “sem perder o seu caráter.” “Com muralhas ameadas ainda intactas, o seu castelo do século X está entre os mais bem preservados de Portugal, enquanto o Paço dos Duques de Bragança impressiona pelas suas chaminés de tijolo vermelho e simetria fortificada. A Torre da Alfândega, no centro histórico da cidade, é a única torre que resta das muralhas defensivas e tem vista para o Castelo de Guimarães”, aponta.
Entre os destaques, a jornalista Renata Haidle (que escreveu um guia completo sobre a cidade) escolheu a Pousada Mosteiro Guimarães, um antigo mosteiro do século XII que foi transformado num hotel de luxo; o restaurante Cor de Tangerina, especializado em cozinha vegetariana e vegan criativa; e o restaurante A Cozinha, que serve “um menu requintado com raízes nos sabores do norte de Portugal”.
“As tabernas oferecem petiscos acompanhados por vinho verde fresco, originário da região do Minho, no norte de Portugal. Os pastéis recheados com frangipane, chamados jesuítas, são uma deliciosa lembrança da rica tradição católica da cidade”, partilhou Haidle.

LET'S ROCK






