Na cidade

Há uma cidade portuguesa entre as que têm mais trânsito no mundo (e não é Lisboa)

Fazer uma viagem de 10 quilómetros na capital demora 17 minutos e 30 segundos, mas há um destino onde é necessário mais tempo.
Não é Lisboa nem Porto.

Conduzir em Lisboa pode ser uma verdadeira dor de cabeça, principalmente nas horas de ponta, mas há outra cidade portuguesa onde o trânsito é ainda mais caótico. E também não é o Porto.

Nesta localidade nacional, os motoristas levam mais de 20 minutos a fazer uma viagem de 10 quilómetros, segundo o mais recente Índice de Tráfego elaborado pela TomTom. A fabricante de equipamentos de navegação GPS analisou 387 cidades em 55 países e seis continentes para elaborar o ranking relativo a 2023.

O pior destino português em termos de trânsito surge na 52.ª posição (Londres ocupa o primeiro lugar). No Funchal, os motoristas levam cerca de 21 minutos e 30 segundos percorrer 10 quilómetros.

Em Lisboa (que surge aproximadamente a maio da tabela, em 139.º), uma viagem com a mesma distância, demora, em média, 17 minutos e 30 segundos. No Porto (no 204.º lugar), o mesmo trajeto requer, em média, cerca de 15 minutos e 50 segundos ao volante.

O Índice de Tráfego TomTom avaliou critérios como tempo médio de viagem e a velocidade a que circulam os veículos nas horas de ponta. Os dados revelam que em 80 cidades ao redor do mundo os motoristas levam mais de 20 minutos a realizar um trajeto de 10 quilómetros.

É o caso de Londres (no Reino Unido), Dublin (na Irlanda) e de Toronto, no Canadá, que estão no top 3 das cidades com mais trânsito no mundo. Na capital inglesa, por exemplo, os condutores levam, em média, 37 minutos e 20 segundos. No caso de Dublin, demoram cerca de 29 minutos e 30 segundos a fazer os mesmos quilómetros. Já em Toronto, o percurso leva 29 minutos.

Em Portugal, na pior cidade no que diz respeito ao trânsito, o Funchal, perdem-se 71 horas anualmente no trânsito.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT