Visitar o Oceanário de Lisboa é sempre uma experiência renovada, graças às suas exposições temporárias rotativas. A partir deste sábado, 30 de há uma nova experiência imersiva para explorar, intitulada “Universo Submerso”.
Esta exposição faz parte do percurso de visita ao aquário e proporciona ao público a oportunidade de se envolver “num ambiente poético que oscila entre o celestial e o fundo do mar”. A experiência imersiva oferece uma perspetiva inovadora sobre o oceano, levando os visitantes a uma viagem que revela a ligação e o equilíbrio entre todos os elementos marinhos, desde o diminuto plâncton até às majestosas baleias.
Desenvolvida durante três meses em colaboração com o estúdio francês LesAteliers BK — especialistas em combinar arte e tecnologia para criar instalações visuais cativantes, e responsáveis pelo videomapping do Arco do Triunfo durante os Jogos Olímpicos — a exposição proporciona uma viagem única de quatro minutos numa sala de 70 metros quadrados.
Com 14 projetores, uma banda sonora original e um sistema de som envolvente, o público é imerso num universo de luz, cor, movimento e som, numa experiência 360 graus. O estúdio descreve a instalação como uma “experiência mágica que une o rigor científico da representação da vida marinha e a abstração artística da imaginação”, que varia entre a atmosfera celestial e as profundezas marinhas.
Situada no piso superior, no espaço anteriormente ocupado pelo habitat da Antártida (atualmente em remodelação), a “Universo Submerso” integra-se no percurso habitual do oceanário e estará disponível durante os próximos dois anos.
Os bilhetes, com preços a partir de 15€ (até 12 anos) e até 25€ (adultos), podem ser adquiridos na bilheteira ou online.