Na cidade

Há uma nova “moda” em Portugal: beber café numa esplanada coberta de neve

O momento insólito aconteceu numa vila em Melgaço e chegou às redes sociais. As mesas e cadeiras estavam pintadas de branco.
O frio não diminuiu a animação.

Este sábado, 9 de março, as regiões de Trás-os-Montes e da Serra da Estrela acordaram com a maior queda de neve registada em Portugal desde 2018. Se muitas pessoas aproveitaram o regresso do frio para ficar em casa, outras aproveitaram a paisagem completamente pintada de branco para conviver com os amigos.

Em Castro Laboreiro, uma freguesia em Melgaço, Viana do Castelo, um grupo decidiu beber um café pela manhã numa esplanada atingida pelo nevão. O momento insólito foi captado por Adílio Pereira, um habitante local, que partilhou o vídeo na sua página de Facebook e revelou que se tratava de turistas.

Nas imagens, os protagonistas surgem com casacos acolchoados, gorros e chapéus de chuva. Sentados, estão no meio de estradas, carros e de mesas completamente pintadas de branco, resultado da queda das temperaturas mínimas no norte do País.

“Seis centímetros”, ouve-se num outro vídeo, partilhado mesmo utilizador. Um homem decidiu agarrar numa fita métrica para medir a altura da neve que se formou em cima da mesa onde o grupo de amigos passou a manhã.

Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real estão em alerta vermelho devido à queda de neve prevista para a madrugada e manhã deste sábado. Está prevista uma acumulação de neve até 20 centímetros em áreas acima dos 800 metros e até 40 centímetros acima dos mil metros de altitude.

“As acumulações de neve no solo poderão, em determinados momentos, superar os 20 centímetros a cotas superiores a 1000 metros de altitude, sendo que nos pontos mais altos da Serra da Estrela poderá acumular cerca de um metro de neve no final do período”, destaca o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Carregue na galeria para ver algumas das imagens partilhadas nas redes sociais pelas páginas Meteo Trás os Montes e Meteo Estrela.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT