Na cidade

Há uma nova rota de Bordalo Pinheiro: figuras nas ruas contam a sua história

Oito animais inspirados nas figuras do artista cruzam informações dos monumentos e personalidades mais emblemáticos.
Esta é a lagosta.

Há animais à solta nas Caldas da Rainha: são enormes, de metal e homenageiam e contam a história de um dos maiores artistas portugueses de sempre. O Caldas Story District é o mais recente roteiro que conta “as estórias da história” das Caldas da Rainha.

A iniciativa da autarquia conta com oito figuras de animais, de estilo naturalista, inspiradas nas peças de Rafael Bordalo Pinheiro, distribuídas pela cidade e com informações em formato áudio bilingue.

Cada figura tem quatro gravações em português e três em inglês, com a duração total de uma hora, que os visitantes podem ouvir através de um botão disponível. O guião inclui histórias pela voz de caldenses e, também, datas e factos que se cruzam com personalidades emblemáticas. Com este sistema, é possível selecionar apenas os temas que lhe despertam interesse, não ouvindo os áudios na totalidade.

A Andorinha faz referência ao Hospital Termal, ao Parque D.Carlos I e à doçaria regional. A vespa, a Rafael Bordalo Pinheiro e o Rato à Rainha D.Leonor. A Cobra, Lagosta, Caranguejo, Caracol e Rã juntam-se ao leque de animais e abordam outros monumentos e personalidades.

A câmara contou com a colaboração da Associação de Património Histórico, que reuniu informações de mais de 500 anos da história das Caldas da Rainha. Esta rota encontra-se na zona que deu origem à cidade, junto ao Hospital Termal, que é aliás o mais antigo do mundo.

No entanto, tal como a história é dinâmica, também assim será este Caldas Story District, podendo o seu conteúdo ser alterado sempre que se justifique enaltecer algum facto ou personalidade, adianta fonte da autarquia à NiT.

Segundo a mesma, esta iniciativa junta-se a outros roteiros já existentes, como os murais nos edifícios da cidade, integrados no Festival Artístico de Linguagem Urbana (FALU), e a Rota Bordaliana, com as suas figuras agigantadas de Bordalo Pinheiro.

De seguida, carregue na galeria para conhecer as oito figuras inspiradas em Bordalo Pinheiro que pode agora encontrar espalhadas pela cidade das Caldas da Rainha.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT