NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Há vários programas para fazer à borla nos próximos dias em Lisboa

Se não quiser ir até à praia, há uma série de outras atividades gratuitas que vão animar o fim de semana de 5 e 6 de julho.

Com o fim de mais uma semana de trabalho, chega o momento de começar a planear o que vai fazer nos próximos dias. O primeiro fim de semana de julho vai continuar quente, mas para quem não está com vontade de ir à praia, há muitas outras opções para fazer. O que não faltam são mercados, concertos, visitas guiadas e até sessões de cinema ao ar livre com entrada gratuita.

O Jardim da Quinta das Conchas, em Lisboa, está a receber mais uma edição do CineConchas com vários filmes para assistir outdoor. Este domingo, 5 de julho, o destaque vai para uma comédia dramática do realizador francês Emmanuel Courcol. A exibição dos filmes começa sempre às 21h45.

Os planos também podem incluir boa música. Nos Jardins da Gulbenkian, o Anfiteatro ao Ar Livre vai receber uma atuação de Janeiro (19 horas), a propósito da iniciativa Jardim de Verão 2025. São Domingos de Benfica continua a ser ocupada pelo evento Jardim Cultural que terá José Cid como cabeça de cartaz este domingo, 6 de julho, às 20 horas. Haverá ainda um tributo a Ben Harper pelas 22h30.

A par dos habituais mercados que vão acontecer pela cidade, como o Mercado P’la Arte, no Braço de Prata, ou o Mercado Crafts & Design, no Jardim da Estrela, também não faltam exposições. Um dos destaques, no Centro de Exposições do Pavilhão de Portugal, é “Meu Matalote e Amigo Luís de Camões”, com esculturas e fotografias inspiradas no poeta Luís de Camões.

Conheça abaixo as sugestões gratuitas da NiT para este fim de semana em Lisboa.

Sábado, 5 de julho

Mercado Crafts & Design 

O mercado regressa ao Jardim da Estrela para mais uma edição, desta vez subordinada ao tema “Botanical”. O convite aos visitantes passa por olhar para as mais diferentes espécies que dão vida ao jardim através de dezenas de bancas. Por lá, encontra r as mais recentes criações nas áreas do design, artesanato contemporâneo, joalharia, ilustração, lifestyle, entre outras.

Exposição “Meu Matalote e Amigo Luís de Camões”

O novo Centro de Exposições do Pavilhão de Portugal abriu ao público com uma evocação contemporânea do poeta Luís de Camões, através de um percurso visual e literário que articula arte, literatura e património. Através de esculturas ou fotografia contemporânea, a mostra companha os grandes eixos narrativos d’Os Lusíadas, cruzando-os com a lírica camoniana.

Exibição do filme “Hanami”

A longa-metragem de ficção, filmada na ilha do Fogo, encerra o ciclo de filmes “Re/surgir” do Jardim de Verão, da Gulbenkian. Para assinalar o dia da independência de Cabo de Vede, o galardoado filme vai contar com uma conversa com a realizadora Denise Fernandes e a atriz Binete Undonque. A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhetes no dia.

Exposição “Calçada”

Calçada é uma série de ilustrações a caneta da artista lisboeta Grace Anderson, no Zénite Bar Galeria. As ilustrações são inspiradas em caminhadas pela paisagem urbana de Lisboa, nos detalhes que a artista encontrou como inspiradores e intrigantes.

Mercado P’la Arte

Este mercado regressa mensalmente ao Prata Riverside Village, no Braço de Prata. Coordenado pela plataforma P’la Arte em parceria com a VIC Properties, oferece a mais de 30 artistas a oportunidade de mostrar o seu trabalho de forma criativa. A iniciativa inclui a exposição e venda das obras, bem como uma área dedicada a livros, workshops e conversas sobre arte.

Cineconchas

Para os fãs de cinema, a edição deste ano do CineConchas realiza-se no no jardim da Quinta das Conchas, em Lisboa, com dezenas de filmes. Este sábado, pode assistir à longa-metragem “Siga a Banda!”, do realizador francês Emmanuel Courcol, que junta comédia, drama e música.  Os filmes começam sempre às 21h45, e como é habitual a entrada é livre.

Domingo, 6 de julho

Exposição de arte “Bruto” 

A nova exposição do artista plástico Confeere, no Studio Eight, em Lisboa, apresenta várias obras construídas a partir de tecidos desperdiçados, materiais reaproveitados e outros fragmentos. Nascidas da experiência periférica, estas peças falam sobre a cultura suburbana e da resistência de viver numa Lisboa cada vez mais exclusiva.

A Ciência da Pixar

Se o seu filho alguma vez se questionou sobre a forma como as personagens dos filmes de animação ganha vida, aqui está a resposta. Na nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, A Ciência da Pixar, é possível entrar nos bastidores dos processos de produção por detrás de obras como “Toy Story”, “À Procura de Nemo” ou “Divertida-mente”. A entrada é gratuita até aos dois anos.

Concerto Janeiro com Pimenta Caseira

Com uma sonoridade que mistura a MPB, o jazz e a eletrónica, Janeiro vai subir ao palco do Anfiteatro ao Ar Livre dos Jardins Gulbenkian, por volta das 19 horas, para o último domingo do Jardim de Verão 2025. A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhetes no dia.

Jardim Cultural 

Quinta da Alfarrobeira, em São Domingos de Benfica,  volta a receber um dos eventos mais aguardados do verão, que junta música, gastronomia e cultura. A terceira edição tem como mote “Semear Cultura e Colher Emoções” e junta concertos, bancas de comida, um summer market e atividades gratuitas para todas as idades.

Este domingo, o cabeça de cartaz é José Cid, com uma atuação marcada para as 20 horas. Haverá ainda um tributo a Ben Harper pelas 22h30. Para os miúdos, o programa inclui insufláveis, pinturas faciais, espetáculos musicais e de bolas de sabão e ateliers criativos.

Exposição “Como Falar do Trauma?”

A exposição coloca em diálogo oito artistas contemporâneas de Portugal e de Espanha (Andaluzia) a fim de explorar as marcas das ditaduras ibéricas no presente das mulheres. Concebido como um percurso labiríntico, o espaço reúne trabalhos que abordam o impacto intergeracional da opressão política, em diversas artistas.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM