Na cidade

Há vinho quente e presentes solidários na Feira de Natal da Impact House

A magnifico hostel no Restelo onde o social é o foco vai ter uma feira solidária, programa perfeito para o feriado.
A Impact House (imagem de 2020).

É um hostel, mas também um espaço de convívio e sobretudo uma alojamento com uma causa: deixar um impacto positivo, no planeta e nas pessoas.

E se o Natal é uma época, por definição, de maior solidariedade, a Feira de Natal da Impact House também vai ser solidária. Além de ser um programa diferente para o feriado desta quarta-feira, 1 de dezembro é também uma boa oportunidade para engrossar a lista de presentes.

“Numa altura em que a solidariedade ganha especial relevo, a Impact House vai realizar uma feira de Natal com Impacto no dia 1 de dezembro, onde serão vendidos presentes e decorações de Natal feitos por Instituições Sociais como Ajuda de Mãe, Helpo ou Centro Sagrada Família, entre outros; mas também por negócios ligados à sustentabilidade como a Peggada”, explica fonte da unidade do Restelo à NiT.

Mas não é tudo. Neste dia, para enfrentar o frio o Impact Café vai servir vinho e chocolate quentes — ambos fair trade. Conte também com workshops para toda a família, como o Workshop de Mandalas de Natal, para decorar a árvore. Tudo isto entre as 10 e as 19 horas.

A NiT já lhe contou tudo sobre a a Impact House. Tudo começou com uma casa de voluntários internacionais da marca irmã, a ImpacTrip, uma agência de turismo responsável que desenvolve programas de voluntariado em vários destinos desde Lisboa e Porto, Barcelona, Split e Roma.

Foi fundada em 2015 quando Rita Marques e Diogo Areosa deixaram as suas profissões ligadas à Gestão e ao Turismo, respetivamente, para se dedicarem a um projeto totalmente dedicado ao ambiente e impacto social. Começaram a organizar experiências de turismo sustentável e, em 2018, surgia o novo alojamento da cidade: a Impact House, na Estrela. Como a NiT então noticiou, tudo ali foi pensado para reduzir ao máximo o impacto ambiental e não se produzir praticamente lixo dentro do prédio.

O projeto foi evoluindo ao longo do anos e, como explicou então Rita Marques à NiT, são cada vez mais as entidades de apoio social e ambiental que se foram juntado à ImpacTrip, como a Quercus, a Refood ou a Associação Resgate, “À medida que recebíamos mais e mais voluntários em Lisboa, que alojávamos num hostel social de uma organização social, precisávamos de ter um alojamento com a nossa identidade”, adianta-nos a fundadora.

Foi assim que a Impact House nasceu, inicialmente e durante dois anos na Estrela; e que em 2020, após o desconfinamento, se mudou para o Restelo. Aqui, desde agosto desse ano que encontra o novo albergue com impacto positivo, com quartos dormitório e privados, alguns com casa de banho privada.

Além de um café, com refeições saudáveis e a piscina. Em suma, um espaço dedicado ao impacto social e ambiental positivo e que “oferece um enorme jardim com piscina com serviço de café com produtos saudáveis e locais, bem como restaurante, atividades regulares e alojamento”, resume Rita.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT