Na cidade

Homenagem a Isabel II decora a fachada da Câmara do Porto

As imagens das duas visitas da monarca à cidade foram erguidas. País presta luto nacional à rainha cujo funeral acontece esta segunda-feira, 19 de setembro.
As duas imagens pertencem ao Arquivo Municipal

A um dia daquele que se prevê que seja um dos maiores funerais da história, a fachada da Câmara Municipal do Porto acolhe uma homenagem à monarca que morreu a 8 de setembro. Em pleno luto nacional, a autarquia decidiu recordar as duas viagens de Isabel II à cidade.

Numa das fotografias afixadas, pode ver-se a rainha britânica ao lado do príncipe Filipe. O casal real visitou a cidade do Porto a 21 de fevereiro de 1957. Isabel II tinha apenas 30 anos e fazia a sua primeira visita oficial a Portugal. Percorreu também as ruas num carro descapotável.

Menos de três décadas depois, Isabel II e o marido regressavam a 29 de março de 1985, para nova visita. A monarca recebeu as chaves da cidade e encontrou-se com o então Presidente da República, Ramalho Eanes.

A decisão da autarquia pretende também dar destaque à relação especial da cidade com o povo britânico, sobretudo reforçada pelo comércio do vinho do Porto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT