Se há uns anos nos dissessem que uma casa podia ser energeticamente alimentada a partir de um carro, pensaríamos que isso só iria acontecer em filmes de ficção científica. Mas em 2022, a Hyundai provou que é possível fazê-lo no mundo real. E mais: num lugar remoto, onde até se avistam auroras bureais.
Foi perto de Tromsø, na Noruega, que o Hyundai IONIQ 5 mostrou as capacidades da tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), uma inovação que permite ao veículo elétrico acumular a energia para usá-la na condução e distribui-la para outras funções. Como por exemplo? Carregar uma trotinete, aquecer água numa chaleira, cozinhar num forno elétrico, entre tantas outras possibilidades.
Agora, a marca foi mais além: levou este modelo até uma zona remota, onde não existe energia elétrica. Durante três dias, a quinta de renas Tromsø Arctic Reindeer, nesta localidade no norte do país nórdico, foi totalmente alimentada pela função do Hyundai IONIQ 5. A marca aproveitou até para proporcionar um pequeno jantar numa das acolhedoras cabanas, mostrando as multifunções desta tecnologia.
Além de ser uma opção incrível para os fãs de campismo — que tirando a casa de banho, já têm tudo o que precisam neste carro — esta começa a ser uma possibilidade para zonas remotas, como alternativa a energias não-renováveis.
Tanto este modelo como o Hyundai IONIQ 6 conseguem carregar aparelhos com voltagens de 110 ou 220, assemelhando-se a uma power bank sobre quatro rodas. O Hyundai IONIQ 5 conta com uma tomada V2L de 220 volts abaixo dos bancos traseiros.
Já a que se encontra no exterior, que requer um adaptador específico da Hyundai Mobis, pode fornecer até 3,6 kilowats de potência. Desta forma poderia abastecer a quinta de renas durante as 13 horas em que esta precisa de eletricidade para funcionar. Este é só mais um passo na posição da marca como fornecedora de soluções de mobilidade inteligente e sustentável, seguindo a sua visão de Progresso pela Humanidade.