Na cidade

IADE: a faculdade lisboeta onde se fabricam as melhores ideias e projetos criativos

Com 50 anos de história, a escola foi pioneira no ensino de Design em Portugal. Em 2020, ganha um novo posicionamento, preparando os próximos 50 anos.
O sítio certo para aprender.

Vêm aí os meses que marcam uma nova e desafiante fase na vida de muitos jovens. A mudança de realidade de milhares de finalistas chega já em setembro, com a entrada na universidade e os primeiros passos para o resto do percurso académico e profissional.

Entre momentos desafiadores, cursos exigentes e amizades para a vida, estes são realmente os melhores anos das nossas vidas — e quem já passou por eles pode garantir que é verdade. Contudo, além das carreiras académicas, muitos jovens enfrentam outro desafio: viverem sozinhos, longe de casa e, muitas vezes, numa cidade desconhecida. E com este novo cenário que vivemos, ainda há uma dúvida adicional: saber como será o ensino superior a partir do próximo ano letivo.

Na altura de se candidatarem ao ensino superior, Lisboa é um dos destinos favoritos destes alunos. E isso não acontece por acaso — é lá que encontram faculdades com uma vasta oferta formativa e focada na estimulação do talento, das skills e criatividade dos estudantes.

O IADE, localizado em Santos, o conhecido bairro lisboeta das artes e do design, tem sido, durante os 50 anos da sua existência, um verdadeiro laboratório de criatividade, talento e liderança. Além disso, é a Escola pioneira no ensino de Design em Portugal e uma das melhores na Europa — faz parte do top 50 das melhores escolas de Design da Europa, segundo o ranking da revista italiana especializada Domus.

“Creating Creators”, a sua mais recente assinatura, mostra precisamente o objetivo do IADE em 2020: mais do que ser apenas a Escola líder em Design, o IADE reforça a sua presença através de outras áreas científicas como o Marketing e Publicidade, a Comunicação, a Fotografia e a Tecnologia, onde em todas elas há um processo intrínseco de criação e uma perfeita harmonia.

O mote para “criar criadores” deve-se a um modelo de ensino assente na prática, que prepara os estudantes com as competências necessárias para superarem os verdadeiros desafios das profissões que terão de desempenhar mais tarde.

Como base de todo o modelo académico, assente num ensino através da criação, existe a Fábrica, o espaço especialmente criado para os alunos, onde se fabricam ideias, concretizam projetos e se respondem a desafios reais lançados por empresas. Na Fábrica, a frequente organização de projetos, formações, seminários, de caráter nacional e internacional, prepara os estudantes para o mundo fora da Universidade, com simulações perfeitas do ambiente vivido nas empresas.

Os alunos têm ainda acesso a laboratórios específicos utilizados no dia a dia como, por exemplo, o Photography Lab, o 3D Lab, o MediaLab, O PrintLab, o Games Studio, entre outros.

O Desafio Sanjo é um dos exemplos dos desafios criativos lançados pelo IADE.

Esta experiência existe em todos os cursos do IADE, que se dividem em licenciaturas globais (Design Global, Creative Technologies e Games & Apps Development, lecionadas totalmente em inglês), licenciaturas lecionadas em português, mestrados, um curso de doutoramento em Design e cursos de pós-graduação. Existe ainda a possibilidade de fazer um grau duplo, isto é, tirar duas licenciaturas simultaneamente.

As experiências internacionais são também estimuladas pela comunidade académica do IADE. Os estudantes têm a possibilidade de viver uma experiência única e internacional através dos programas de mobilidade nas melhores escolas de design e de tecnologias do mundo, parceiras do IADE. Alguns exemplos são a New School of Architecture and Design (EUA), a NABA (Itália), a ELISAVA (Espanha), a NTNU (Noruega), a Universidade de Worcester (Reino Unido) ou a ABERTAY (Escócia).

O IADE entrará no novo ano letivo com um modelo académico reforçado e uma inovadora proposta de ensino, denominada “Experiential Learning Hyflex, onde se reinventou o ensino, tanto no campus como a distância, apoiado pela tecnologia mais avançada, e garantindo a melhor experiência de aprendizagem baseada na prática e na simulação do mercado de trabalho.

Esta nova dimensão permite um ensino ainda mais centralizado no estudante, personalizando a sua aprendizagem, tornando-o mais orgânico e adaptado às suas circunstâncias pessoais e profissionais. Além desta capacidade de autonomia e flexibilidade, os estudantes irão usufruir de conteúdos exclusivos permanentemente disponíveis através do seu telemóvel ou computador, em qualquer lugar.

Os estudantes do IADE contarão ainda com uma equipa dedicada, entre coordenadores, docentes e staff, para lhes prestar o apoio necessário para descobrirem o seu próprio caminho, criando-o e preparando-se para os desafios que o mercado de trabalho lhes coloca. Aliás, o IADE quer continuar a lançar para o mercado profissionais que sustentam a sua reputação e prestígio, como é o caso dos inúmeros antigos alunos premiados, com carreiras de sucesso e que ocupam cargos de prestígio a nível nacional e internacional.

Para conhecer todos os cursos disponíveis e a informação sobre as candidaturas para esta faculdade, basta ir ao site do IADE.

Este artigo foi escrito em parceria com o IADE.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT