Na cidade

Igreja católica suspende missas e catequese a partir deste sábado

Medidas são válidas até novas orientações. As alternativas podem passar pela via digital.
Igrejas voltam a fechar

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou esta quinta-feira, 21 de janeiro, a suspensão das missas e catequese a partir do próximo sábado, 23 de janeiro. A medida prende-se com o agravamento da situação da pandemia.

De acordo com o comunicado da entidade, está decretada a partir de sábado a “suspensão da celebração “pública” da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, até novas orientações”. Para as regiões dos Açores e da Madeira serão as respetivas dioceses a regular a situação.

Estas medidas estão ligadas ao número crescente de casos de infeção e de mortes por Covid-19 no nosso País, explicando a entidade que “é um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos, ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação”.

Apesar do cancelamento das atividades presenciais, a CEP incentiva a que as celebrações se mantenham através de vias digitais. No mesmo documento é ainda referido que os funerais serão mantidos sob as orientações estabelecidas desde maio de 2020 e em conjunto com as autoridades de saúde.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT