O último fim de semana de junho ficou marcado por temperaturas muito elevadas em Portugal. Em algumas regiões, os termómetros ultrapassaram os 40 graus. No entanto, além do calor extremo, muitos portugueses foram surpreendidos por fenómenos meteorológicos como aguaceiros, trovoada e até granizo, avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). E há vários vídeos nas redes sociais que o comprovam.
A tempestade de granizo, em particular, surgiu principalmente em distritos do interior do País, com registos em Bragança, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Coimbra. As bolas de granizo, que se podem ver nos vídeos amadores, apresentam uma dimensão considerável.
Acompanhadas por trovoada, surpreenderam os habitantes. O episódio aconteceu numa altura em que vários incêndios deflagravam pelo território nacional.
Devido à onda de calor que se sentiu, o IPMA chegou a colocar sete distritos em aviso vermelho até terça-feira, 1 de julho. São eles: Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre. Os restantes estarão sob aviso laranja e amarelo.
A partir desta segunda-feira, “já começa a haver uma descida [das temperaturas] em alguns locais do País”, segundo a meteorologista Alexandra Fonseca, citada pela SIC. Porém, a descida ainda não será muito significativa e a onda de calor vai persistir em Portugal.
“Vai notar-se, principalmente, na faixa costeira da região Centro e, portanto, o País, principalmente no Interior, vai manter-se com estas temperaturas elevadas”, afirmou, acrescentando que, “no interior, essas temperaturas ainda estarão elevadas”.