Na cidade

As incríveis imagens do momento em que a lua bloqueou parcialmente o sol este sábado

O eclipse solar parcial aconteceu na manhã de 29 de março. É um dos fenómenos astronómicos mais impressionantes do ano.

Durante a manhã deste sábado, 29 de março, todos os olhos estavam postos no céu para assistir a um dos fenómenos astronómicos mais impressionantes do ano: o eclipse solar parcial. A lua posicionou-se entre a Terra e o sol, bloqueando parcialmente este último.

O momento raro foi observado numa faixa geográfica que abrange praticamente toda a Europa, incluindo Portugal. Por cá, o espetáculo no céu aconteceu entre as 9h30 e as 11h30. As imagens do fenómeno já começaram a ser partilhadas nas redes sociais.

Um eclipse solar parcial acontece quando a lua cobre apenas uma parte do sol, deixando uma porção da sua superfície ainda visível. O fenómeno foi também observado em partes do norte da Ásia, noroeste de África, grande parte da América do Norte, norte da América do Sul, o Atlântico e o Ártico.

Geralmente, acontecem entre dois e cinco eclipses solares por ano, mas nem sempre são visíveis em Portugal. Nos próximos três anos estão previstos três eclipses totais do sol, um a cada ano.

Em 2026, o fenómeno poderá ser avistado sobretudo no distrito de Bragança, enquanto que no resto do País a visão será apenas parcial.

Já em 2027, será observado sobretudo na Península Ibérica, numa parte sul de Espanha, enquanto que em 2028, os europeus não terão grande sorte: só será visível no hemisfério sul. Por outro lado, será possível avistar, nesse ano, um eclipse solar anular.

Carregue na galeria para ver algumas imagens do eclipse solar parcial que fez parar grande parte do mundo.