Na cidade

Inundações, queda de árvores e granizo — as impressionantes imagens do mau tempo

Foram registadas ocorrências um pouco por todo o País ao longo desta segunda-feira, 26 de abril.
Muita chuva.

A grande preocupação era a depressão Lola, que passou por Portugal no final da semana passada. Mas a verdade é que os estragos provocados pelo mau tempo chegaram esta segunda-feira, 26 de abril, com inundações, queda de árvores, e muita, muita chuva. 

Foram registadas ocorrências um pouco por todo o País, com especial incidência no interior. Por volta das 17h30 a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registava na sua página mais de 140 ocorrências ativas, envolvendo perto de 440 operacionais e mais de 180 viaturas.

Os distritos com mais ocorrências e que mais meios estão a mobilizar são Lisboa, Leiria, Porto, Braga e Setúbal, sendo que um dos que mais queixas de inundações apresenta é Leiria. Em Almada, uma árvore caiu num passeio. 

 

Ao longo de todo o dia, multiplicaram-se as publicações nas redes sociais fotografias e vídeos do mau tempo.As imagens têm circulado por várias páginas pessoais ou de comunidades como a Meteo Trás os Montes ou a MeteoMira e são impressionantes.

Esta segunda-feira, o distrito de Bragança é o único de Portugal Continental que não está spb aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para aguaceiros fortes, sendo que em muitos casos há alerta também para a ocorrência de trovoada.

A agitação marítima também deve ser tida em conta em todo o País, com ondas que podem chegar até aos 3,5 metros de altura, como é o caso de Viana do Castelo.

As previsões de chuva forte mantêm-se esta terça-feira, embora o continente passe ao nível verde dos alertas meteorológicos. O mau tempo deverá acalmar a 28 de abril, embora estejam previstas algumas descidas de temperaturas, sobretudo no que diz respeito às mínimas.

Carregue na galeria para ver algumas das melhores imagens do mau tempo dos últimos dias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT