Na cidade

O inverno voltou em força e pode até nevar no Algarve e no Alentejo

As temperaturas vão voltar a baixar de forma intensa. IPMA prevê que o mau tempo dure pelo menos até esta sexta-feira.
Atenção, muita atenção.

O fim de semana de calor foi apenas uma distração. É que até sexta-feira, a chuva e o frio vão regressar em força. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) são de vento, por vezes forte, muita chuva e queda de neve na Serra da Estrela — mas ainda mais surpreendente, poderá mesmo nevar na Serra de São Mamede, em Portalegre e na de Mochique, no Algarve.

A mudança drástica do tempo levou a que a Proteção Civil emitisse um alerta para o agravamento das condições meteorológicas para as próximas 72 horas, com precipitação por vezes forte e persistente. A partir de 27 de março, poderá ser de granizo e acompanhada de trovoada.

É esperado ainda muito vento, sobretudo nas terras altas que podem ultrapassar os 90 quilómetros por horas, acompanhado de neve nas regiões de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Bragança, Porto, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Portalegre e Algarve.

“Para as terras altas, em especial do norte e do centro, as previsões apontam para queda de neve para terça-feira, descendo a cota gradualmente para os 600/800 metros, podendo também ocorrer queda de neve nas serras de São Mamede (Portalegre) e de Monchique (Algarve).”

O IPMA alerta para os impactos que a queda de neve e formação de gelo podem ter, como vias condicionadas, o piso rodoviário escorregadio, lençóis de água ou danos em estruturas e árvores. Tendo isto em conta, a Proteção Civil pede que seja evitada a circulação em zonas afetadas pela acumulação de neve.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT