Depois de um mês de autêntico verão, a semana vai começar com uma descida da temperatura máxima em algumas zonas do País. No caso de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre, os distritos estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e trovoada, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O alerta é válido entre o meio-dia deste domingo, 21 de maio, e prolonga-se até às 21 horas. Amanhã, segunda-feira (22), a previsão aponta para aguaceiros fortes, que podem ser acompanhados por trovoadas e rajadas sob a forma de granizo.
Este cenário vai afetar sobretudo o sul do País. No resto do País, espera-se apenas algum vento forte nas terras altas, mas não se prevê uma situação meteorológica de risco ou ameaça de chuva.
Quanto aos termómetros, a descida de temperatura também não vai afetar as regiões norte e centro. Aponta-se para uma máxima de 26 graus em Braga, enquanto Guarda pode contar com valores mínimos de seis graus.
Já nas ilhas, também há previsão de céu muito nublado e possibilidade de aguaceiros fracos nos Açores e na Madeira. Os termómetros podem atingir os 23 graus em ambos os arquipélagos.
O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.