Apesar da ligeira subida de temperatura prevista para este domingo, dia 26 de fevereiro, os termómetros vão voltar a baixar a partir de segunda-feira. As boas notícias é que já pode deixar o guarda-chuva em casa, pelo menos até quarta-feira.
As temperaturas mínimas vão voltar a descer na próxima semana e, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), haverá um “acentuado arrefecimento noturno”. Há regiões que podem mesmo chegar aos graus negativos. É o caso de Viseu e Bragança, onde os termómetros podem descer até aos quatro graus negativos e prevê-se “formação de gelo ou geada”. Quanto às temperaturas máximas, vão oscilar entre os cinco graus na Guarda e os 18 graus em Faro.
Os distritos de Braga, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Portalegre vão manter-se até quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio. Perante este cenário, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população, alertando para alguns fenómenos que podem ocorrer devido ao agravamento do tempo, tais como incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras, piso escorregadio, aumento do risco associado ao tráfego rodoviário (quer pela queda de neve, quer pela formação de gelo) e possibilidade de queda de ramos ou árvores devido ao vento mais forte.
A Proteção Civil aconselha ainda a adoção de alguns comportamentos e outros que devem ser evitados nos próximos dias: manter o corpo quente, recorrendo ao uso de várias camadas de roupa; proteger as extremidades do corpo com luvas, gorros e cachecóis; evitar a exposição prolongada ao frio; reforçar o apoio e a atenção às pessoas mais vulneráveis; redobrar os cuidados durante a condução de veículos; e não praticar atividades relacionadas com o mar.
Carregue na galeria para ver as regiões do norte do País que ficaram cobertas de neve neste fim de semana.