Na cidade

IPMA volta a alertar para o frio e temperaturas negativas que vêm aí

Os termómetros vão oscilar entre os quatro graus negativos e os oito em algumas regiões de Portugal.
Barcelona 11 01 2017 Barceloneando Frio un una parada de autobus en Gran Via Pl Espanya FOTO de FERRAN NADEU

Aumentou para 11 o número de distritos de Portugal continental que estão sob aviso amarelo até à próxima quarta-feira, 1 de março, devido ao tempo frio que se fará sentir. A informação foi adiantada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera esta segunda-feira, 27 de fevereiro.

O alerta já está em vigor para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Portalegre. Nos casos de Beja, Lisboa, Santarém e Évora, o aviso começa pela meia-noite de terça-feira, 28 de fevereiro, e vai durar até às 9 horas de quarta-feira.

As temperaturas mínimas vão voltar a descer esta semana e haverá um “acentuado arrefecimento noturno”, afirma o IPMA. Há regiões que poderão chegar mesmo aos graus negativos, como Viseu e Bragança, com os termómetros a descerem até aos quatro graus negativos. Prevê-se também a formação de gelo ou geada, especialmente no interior norte e centro. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os quatro graus negativos em Bragança e Guarda e os oito graus em Lisboa e Faro. Já as máximas oscilarão entre os quatro graus na Guarda e os 18 em Faro.

A Proteção Civil deixa ainda algumas recomendações para os próximos dias: manter o corpo quente, recorrendo ao uso de várias camadas de roupa; proteger as extremidades do corpo com luvas, gorros e cachecóis; evitar a exposição prolongada ao frio; reforçar o apoio e a atenção às pessoas mais vulneráveis; redobrar os cuidados durante a condução de veículos; e não praticar atividades relacionadas com o mar.

Carregue na galeria para ver as regiões do norte do País que ficaram cobertas de neve no passado fim de semana.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT