Com a construção da nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa (LAV), as viagens de comboio entre Leiria e a capital vão durar apenas 36 minutos. A duração da futura ligação ferroviária entre as duas cidades consta no estudo ambiental do troço Soure-Carregado, que está em consulta pública desde 10 de fevereiro.
“Nas ligações com paragens, [há] redução significativa dos tempos de viagens entre as cidades com estações (Porto, Gaia, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa). Exemplificando com as ligações a Lisboa e ao Porto, Leiria passará a ter 50 minutos de viagem na ligação ao Porto e 36 minutos na ligação a Lisboa”, adianta o resumo não técnico do estudo.
O troço entre Soure (Coimbra) e Carregado (Alenquer) será construído com duas vias eletrificadas, permitindo uma velocidade máxima de 300 quilómetros por hora. No total, esta ligação terá cerca de 115 quilómetros, os últimos da LAV a serem construídos, com conclusão prevista para 2032.
A documentação relativa à empreitada a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP) estará disponível para consulta no portal Participa até 21 de março. Vale a pena recordar que o traçado da LAV inclui a construção de uma estação em Leiria, que será em Barosa, na margem oeste do rio Lis. A atual estação ferroviária da cidade, que integra a Linha do Oeste, é na margem leste.
A nova paragem irá “reforçar a centralidade regional de Leiria e da Marinha Grande”. A LAV, que será uma linha exclusiva para passageiros, permitirá encurtar drasticamente o tempo de viagem. Atualmente, a ligação ferroviária entre a Leiria e Lisboa demora mais de três horas com o serviço Intercidades.
Relativamente à circulação no troço Soure-Carregado, preveem-se 52 passagens de comboio (tráfego diário nos dois sentidos), número a alcançar em 2032.