Na cidade

Já chegou o elétrico da Hyundai mais confortável, futurista e ecológico de sempre

O modelo IONIQ 5 adapta-se a qualquer estilo de vida. É super confortável e conta com as tecnologias mais avançadas. O melhor mesmo é conhecê-lo.
Para uma mobilidade mais sustentável.

Quando pensamos no nosso carro de sonho, já não queremos que ele seja apenas espaçoso e rápido. Com a quantidade de tempo que passamos dentro de um automóvel, seja para ir trabalhar, levar os miúdos à escola ou ir ao supermercado, há muitas mais características a ter em conta na hora de comprar um novo modelo. 

As preocupações ambientais, por exemplo, são um dos fatores que mais influencia a decisão dos portugueses na escolha de um carro novo. É por isso que os carros elétricos têm vindo a ganhar tanta popularidade – são ecológicos, amigos do ambiente e ainda ajudam a reduzir a nossa pegada de carbono. Além disso, têm uma condução super suave e silenciosa, o que os torna perfeitos para conduzir em cidade, mas também em viagens mais longas.

Todas estas vantagens ajudam a explicar uma maior adesão a uma mobilidade mais sustentável por todos. E foi também a pensar nisso que a Hyundai lançou uma novidade maravilhosa: o Hyundai IONIQ 5, que chegou este mês de agosto a Portugal. O modelo é um verdadeiro exemplo da melhor e mais avançada tecnologia automóvel, com um design futurista e irreverente, e é o primeiro veículo da sub marca IONIQ, que se dedica em exclusivo à produção de carros 100% elétricos

Apesar de ser uma novidade no nosso País, o IONIQ 5 já foi distinguido com seis prémios e eleito “Carro do Ano”, nos Auto Express New Car Awards 2021. O seu design exterior disfarça as suas dimensões, que são bem maiores do que pensamos – até parece que estamos sentados no sofá lá de casa.

O objetivo da marca era criar um carro que fosse tão multifacetado como nós, que temos um dia a dia cada vez mais intenso, inesperado e imprevisível.  “O Hyundai IONIQ 5 irá acomodar vários estilos de vida sem limites, cuidando proativamente das necessidades dos seus clientes durante a sua viagem. É o primeiro veículo a proporcionar novas experiências através da sua utilização inovadora do espaço interior e tecnologias avançadas”, explica Thomas Schemera, vice-presidente executivo e diretor de marketing global da Hyundai Motor Company.

Afinal, o que torna o Hyundai IONIQ 5 tão especial?

Ao contrário de outros modelos, a bateria deste carro da Hyundai é carregada de forma super rápida, com uma autonomia em viagem de praticamente 700 quilómetros. Pode fazer um carregamento dos 10 aos 80 por cento em apenas 18 minutos. Sim, leu bem.

Se quiser carregar apenas o suficiente para fazer 100 quilómetros, vai demorar apenas 5 minutos. Além de o carregamento do novo Hyundai ser mais barato do que um carro com motor a combustão, com o IONIQ 5 não precisa de ir tomar um café ou fazer tempo para ter a autonomia necessária para seguir viagem. Tudo o que se quer.

O carro possui ainda a tecnologia Vehicle-to-Load, que funciona como PowerBank, fornecendo energia para carregar computadores, telemóveis ou até mesmo outro veículo elétrico. A energia pode ser também carregada através do teto solar, que utiliza a luz solar para ajudar no carregamento das baterias. Além de evitar que a bateria descarregue, permite ainda o carregamento da bateria de alta voltagem, sendo possível produzir energia para 5,5 quilómetros. Permite também um carregamento múltiplo de 800V (ultra-rápido) e 400V (rápido). 

O novo Hyundai IONIQ 5 reflete o compromisso da marca com a sustentabilidade. Os materiais utilizados nos bancos, portas e piso de descanso para o braço são ecológicos, feitos a partir de materiais de garrafas de plástico recicladas, fios à base de plantas e fios de lã natural e couro processado ecologicamente com base em extratos de plantas. Além disso, a pintura é biológica, feita com extratos de plantas. 

O interior do carro é baseado no conceito Smart Living Space, onde o conforto é a grande prioridade. De resto, os contornos suaves, o design arrojado e a silhueta desportiva são as principais características deste novo Hyundai. E se pensa que tudo isto parece ficção científica, saiba que este novo modelo inclui um Head-Up Display de realidade aumentada (AR HUD). Ou seja, a informação relevante sobre a condução é projetada na linha de visão do condutor. Mais seguro do que isto é mesmo impossível. 

O Hyundai IONIQ 5 é já um sucesso a nível mundial tendo colocado no mercado 8.122 unidades em junho deste ano. O preço inicial deste carro é de 50.990€, com garantia de sete anos e oito anos para a bateria de alta voltagem. Pode contar também com sete anos de check-ups anuais gratuitos. 

Este artigo foi escrito em parceria com a Hyundai.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT