Na cidade

Santos Populares em Lisboa: estes são os 11 arraiais que não pode perder

Quim Barreiros, Toy, Ágata e José Malhoa são apenas alguns dos nomes que vão animar os bairros da capital.
Está a chegar o melhor mês do ano.

Muita música popular, cheiro as sardinhas assadas e bairros em competição para organizarem o melhor arraial de Lisboa. O mês mais esperado e animado da capital está prestes a começar e a cidade já está preparada para receber os Santos Populares.

O programa das Festas de Lisboa já está praticamente concluído e podem esperar mais de 40 eventos, de diferentes expressões artísticas, e 16 arraiais que vão animar as ruas da cidade durante todo o mês de junho. O concerto que marca o início das festividades, intitulado “Canções de uma Noite de verão” e vai acontecer no dia 1, quinta-feira, no Terreiro do Paço. A partir das 22 horas, a principal praça de Lisboa vai acolher um espetáculo que conta com as vozes de Ana Bacalhau, António Zambujo, Áurea, Conan Osiris e Marta Ren. O lote irá interpretar temas conhecidos como “Bem Bom”, das Doce, ou “Dunas”, dos GNR, entre muitos outros grandes êxitos da música portuguesa. 

As marchas populares também estão de volta e as primeiras exibições na Altice Arena, decorrem nos dias 3, 4 e 5, a partir das 21 horas. A entrada para cada dia custa 6€. Depois, na grande noite de Santo António, a 12 de junho, os marchantes chegam dos quatro cantos da cidade para um desfile cheio de cor, música, brilho e alegria na Avenida da Liberdade. O tão esperado desfile arranca às 21 horas.

O tema deste ano da Grande Marcha de Lisboa é o Parque Mayer, cujo centenário se celebra em 2023. Inaugurado em 1922, o recinto de teatros Parque Mayer é um lugar icónico na cidade de Lisboa e foi palco do primeiro concurso de marchas populares, que aconteceu na noite de 12 de junho de 1932.

Os miúdos também vão vestir os trajes e marchar para toda a gente ver: é uma forma de passar o testemunho entre os marchantes veteranos e os que se estão a iniciar no ritual alfacinha. A apresentação das Marchas Infantis das Escolas de Lisboa está marcada para os dias 17 e 18 de junho, às 17 horas, no Complexo Desportivo de São João de Brito, em Alvalade.

O último dia de junho, que marca o fim das festas, será celebrado nos jardins da Torre de Belém, com a música de Miguel Araújo, mas também Bárbara Tinoco, Os Quatro e Meia e Tatanka dos The Black Mamba —, mas antes disso, ainda há muitos arraiais para conhecer. Um deles é uma estreia absoluta em Lisboa. 

A primeira edição do Santos no Tejo arranca no dia 1 de junho, com uma atuação de Quim Barreiros. Até ao dia 12 de junho, o último dia do evento, vão passar pela Doca da Marinha nomes como Ana Malhoa, Santos In the Night, Herman José, Sérgio Rossi, Ruth Marlene, Insert Coin, Mónica Sintra, Rebecca, José Malhoa, Emanuel e Ágata.

Este não é apenas mais um arraial. É uma experiência única, que permite usufruir das festas populares de Lisboa, com tudo o que é mais tradicional”, disse Francisco Mello e Castro, diretor de marketing e eventos da Doca da Marinha. “O nosso objetivo é que este Santódromo se enraíze também nas tradicionais comemorações da cidade”.

Aproveite e carregue na galeria para descobrir os melhores arraiais populares que vão acontecer pela cidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT