Na cidade

Já estão concluídas as obras no teto da Estação de São Bento

O átrio da estação, conhecido pelos seus painéis de azulejos, está renovado e recuperou as tonalidades antigas.
Os famosos azulejos mantêm-se.

As obras de reparação do teto e da cobertura do átrio principal da Estação de São Bento, no Porto, já estão concluídas. O anúncio foi feito pela Infraestruturas de Portugal (IP), que explica que foi ainda renovada a iluminação.

“Os trabalhos incidiram no tratamento da estrutura da cobertura e na substituição do revestimento, incluindo a renovação de todas as madeiras, estruturas metálicas e telhas, tendo sido criado um novo passadiço metálico circular para apoio a futuras inspeções e trabalhos”, diz a IP.

Estas obras incluíram a pintura do vestíbulo, que apesar de ter agora uma nova cor, recuperou a sua tonalidade original. Após sondagens realizadas, descobriu-se que tinham existido duas cores: o castanho e o amarelo. Assim, “a escolha da cor final resultou também da sua conjugação com o friso de azulejos que faz o remate do teto com as paredes”. 

Além da modernização da parte de iluminação, foi colocado um sistema anti pombos e tratados os gessos, molduras e lisos. Para aproveitar as estruturas montadas, foi ainda feita a manutenção e conservação do relógio do átrio.

“Com um investimento de 402 mil euros, os trabalhos foram executados pela empresa José Pereira Remelhe & Filhos, Lda, tendo sido acompanhados pela Direção Geral do Património Cultural – Direção Regional de Cultura do Norte, por se tratar de um imóvel classificado como de Interesse Público”, sublinha a entidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT