No dia em que se comemorou o sétimo aniversário da morte de Zé Pedro, guitarrista e um dos fundadores da banda Xutos & Pontapés, a freguesia dos Olivais — local onde começou a tocar os primeiros acordes na guitarra — prestou uma homenagem ao artista.
Este sábado, 30 de novembro, a Junta de Freguesia inaugurou uma estátua e uma placa toponímica que oficialmente atribuem o seu nome ao jardim situado na Rua General Silva Freire, próximo da casa onde cresceu.
A nova escultura, localizada no jardim dos Olivais, retrata Zé Pedro a tocar a sua guitarra. A cerimónia de homenagem contou com a presença de familiares, amigos, artistas e outras personalidades que se sentem inspiradas pela sua obra. “Foi com muito orgulho e emoção que inaugurámos o Jardim Estátua Zé Pedro, em homenagem a este grande músico e gigante ser humano”, escreveu a Junta de Freguesia dos Olivais.
Zé Pedro viveu toda a sua infância e adolescência nos Olivais. Com o seu imenso talento e a sua guitarra, criou clássicos que deixaram uma marca indelével em várias gerações, tornando-se assim um dos maiores ícones do rock português.
A iniciativa de homenagear o músico surgiu a partir de uma petição pública que angariou cerca de duas mil assinaturas. Após a decisão da freguesia de batizar o jardim em sua honra, foram ainda realizados melhoramentos paisagísticos e a colocação da escultura de Zé Pedro.
O artista desapareceu a 30 de novembro de 2017, aos 61 anos, devido a complicações resultantes de uma hepatite C que lhe tinha sido diagnosticada em 2001.