Na cidade

Já há 90 empresas nacionais com interesse na semana de quatro dias de trabalho

O projeto-piloto português vai acontecer no segundo semestre do ano e visa a redução do número de horas semanais.
É uma realidade cada vez mais próxima.

Os pedidos foram feitos e as preces foram ouvidas — e nós agradecemos. Afinal, quem é que nunca desejou ter três dias de folga em vez de um fim de semana que passa a correr? Até ao momento, há 90 empresas interessadas em participar no projeto-piloto que pode tornar a semana de trabalho de quatro dias numa realidade em Portugal.

O número foi avançado por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em entrevista à “Antena 1” e ao “Jornal de Notícias”. Aos mesmos órgãos, revelou que o prazo para a inscrição na experiência — que vai ser lançada no segundo semestre do ano — termina no dia 15 de fevereiro.

“É muito interessante ver a variedade de setores de atividade que decidiram participar. Temos indústria, informação e comunicação, comércio — estes são os três principais setores”, acrescentou a ministra, que destaca a variedade geográfica das entidades.

Numa primeira fase, o projeto está aberto a empresas do setor privado que queiram reduzir o número de horas semanais para 32, 34 ou 36 horas, “definidas por acordo entre a gestão e os trabalhadores”. Os trabalhadores podem recusar-se a participar sem terem de pagar compensações.

Inicialmente, o projeto português deverá dar apoio às empresas, sobretudo a nível técnico, para as ajudar a implementar a tão aguardada transição. Apesar de ainda estarem a ser discutidos os requisitos de adesão à semana de quatro dias, Pedro Gomes adiantou que o alvo são “entidades com problemas de absentismo, dificuldades de recrutamento ou em que a energia é determinante na sua estrutura de custos”.

Após o período experimental, a segunda fase do projeto consiste na avaliação do impacto da semana de quatro dias nos trabalhadores, ao nível do stress e bem-estar, e na produtividade das empresas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT