A contagem decrescente para o Natal já começou e Lisboa está pronta para abraçar a época natalícia. As tão esperadas luzes de Natal vão ser ligadas no dia 23 de novembro, sábado, para voltar a encher de brilho e cor as ruas, avenidas e praças da cidade.
O momento será assinalado, como é habitual, no Terreiro do Paço, às 18h30, junto à famosa Árvore de Natal que todos os anos se ergue naquela zona da cidade. A inauguração contará ainda com um espetáculo de luz e som e com um concerto de Aurea, que irá interpretar temas de filmes alusivos à quadra natalícia.
As celebrações vão continuar ao longo do mês de dezembro, mas a programação das Festas de Natal só será divulgada na próxima semana. Quanto às luzes, este ano vão funcionar num horário alargado, adianta o “Notícias ao Minuto”.
As ruas da capital vão estar iluminadas das 17h30 à meia-noite, entre domingo e quinta-feira. Às sextas-feiras e sábado, só se apagam à uma da manhã. Já no dia de Natal e na noite da Passagem de Ano, o horário estende-se até às duas.
O investimento da Câmara Municipal de Lisboa nas iluminações de Natal foi de 749.500€, idêntico ao do ano passado, mas com mais medidas para a redução do consumo e eficiência energética. A cidade será iluminada com quase dois milhões de lâmpadas de baixo consumo, utilizando tecnologia LED. A poupança energética será de cerca de 80 por cento, em comparação com as tradicionais lâmpadas incandescentes.
No total, serão instaladas cerca de mil estruturas luminosas, compostas por 5.700 peças decorativas. No final, estas instalações serão recicladas para contribuir para a economia circular.
Carregue na galeria para ver as luzes de Natal em Lisboa nos últimos anos.