A Braga Romana, o evento que celebra os tempos da Bracara Augusta e que oferece aos visitantes uma autêntica viagem pela história, está de volta — e já há datas marcadas. Por isso, o melhor é marcar já na agenda: a grande festa da identidade bracarense regressa de 17 a 21 de maio, anunciou a organização na sexta-feira, 20 de janeiro.
O evento pretende recriar o universo romano, em particular o quotidiano dos denominados bracaraugustanos. Vão ser cinco dias cheios de música, teatro, dança e artes circenses, como acrobacias, manipulação do fogo ou de objetos. Também não vai faltar gastronomia e trajes da época, assim como outros temas do quotidiano de Bracara Augusta.
“Este é um projeto mobilizador da sociedade e parte integrante da estratégia de divulgação da história e do património desta cidade bilmilenar”, escreve a organização. Além disso, é uma oportunidade para Braga “dialogar com a sua origem e ao mesmo tempo projetar o futuro”, ao mostrar o património romano que possui, como o núcleo museológico das Termas Romanas, o Teatro, a Fonte do Ídolos, a Domus da Sé, entre outros espaços que se encontram a cada rua.
As candidaturas para os projetos artísticos nas cinco áreas de intervenção (música, teatro, dança, artes circenses e multidisciplinar) estão abertas até dia 10 de fevereiro. O formulário de candidatura encontra-se disponível online.
A Braga Romana é um tributo histórico que se tornou um dos principais momentos de pedagogia, animação e atração turística da cidade e da região. A programação completa das festividades será ser anunciada em breve.
De seguida, carregue na galeria para ver as fotografias da edição do ano passado.