Na cidade

Já há datas para a próxima Feira da Foda

É a terceira edição do evento no distrito de Viana do Castelo.
O nome da feira tem tudo a ver com um prato típico.

Artesanato, tasquinhas com especialidades regionais ou vinhos e música popular é o que encontra se for à Feira da Foda — apesar do nome sugestivo. A terceira edição do evento da aldeia de Pias, no concelho de Monção, Viana do Castelo, está marcada para entre 29 e 31 de março.

Comecemos por explicar a razão do nome. Está tudo relacionado com o prato típico O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido na região como Foda à Moda de Monção. Reza a lenda que a denominação peculiar teve origem nas feiras para comprar animais.

Os vendedores menos honestos costumavam dar sal aos rebanhos para que estes se enchessem de água e parecessem mais gordos. Quando os compradores percebiam que tinham sido enganados, diziam: “Que grande foda.”

E foi assim que surgiu a Foda à Moda de Monção. Inspirado no prato veio a festa. Até 2017, só naquela região é que os moradores se referiam à Feira da Rês como a Feira da Foda. Isso mudou quando a organização decidiu assumir de vez o nome — o que também pode atrair mais curiosos.

Este ano a feira vai ocupar o campo de futebol da freguesia de Pias e por isso o espaço será maior. Vai ter cerca de 2500 metros quadrados e 550 lugares sentados. Além dos produtos tradicionais, vai haver DJ sets e ainda um tributo aos Abba.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT