Na cidade

Já há vencedoras do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa

Este ano, às sete magníficas que receberão um prémio no valor de 1.500 euros, juntam-se três sardinhas escolhidas pelo público.
Já são conhecidas.

Em 2020, não há arraiais nem festas de rua, mas há sardinhas — em casa, nos restaurantes e no papel, criadas pela imaginação dos portugueses. Terminado o 10.º Concurso Sardinhas Festas de Lisboa, excecionalmente este ano em regime de quarentena, estão escolhidas as vencedoras desta edição. São dez as selecionadas, entre milhares de propostas.

Este ano às sete magníficas (seis do concurso geral e uma da Turma da Sardinha), que receberão um prémio no valor de 1.500 euros, juntam-se três sardinhas distinguidas com menções honrosas através de uma votação online do público na página das Festas de Lisboa.

Nesta décima edição do concurso, que decorreu entre março e abril, foram submetidas 3639 propostas de sardinhas (mais 1686 do que no ano passado), provenientes de 53 países. À Turma da Sardinha candidataram-se 672 propostas de escolas de todo o país.

Da pandemia, ao ambiente, passando pelas festas lisboetas (à janela), quase tudo serviu de inspiração para as sardinhas vencedoras deste ano, três portuguesas e três internacionais (oriundas da Turquia, Itália e Canadá).

A “coerência gráfica e plástica”, aliada à “originalidade, legibilidade e qualidades técnica e estética” ditaram a escolha das vencedoras pelo júri deste ano, composto pelo artista plástico Ricardo Ramos (que assina como Xico Gaivota e tem desenvolvido obras com lixo recolhido nas praias), pela radialista e apresentadora de televisão Inês Lopes Gonçalves, pelo escritor, realizador, ilustrador e músico Afonso Cruz e pelo designer Jorge Silva (o “Pai da Sardinha”).

A “Sardinha SMILE” da escola E.B. 2/3 Professor Paula Nogueira, em Olhão, junta-se ao lote das vencedoras deste, como a melhor da Turma da Sardinha, eleita pela apresentadora e atriz Cláudia Semedo e por Jorge Silva. Nesta competição, o júri atribuiu ainda uma distinção de mérito a mais 2 sardinhas realizadas por alunos do Colégio da Bafureira, na Parede, e da Escola Básica de Vendas Novas n.º 1. 

As vencedoras já podem ser consultadas online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT