Na cidade

Já não precisa de andar sempre com a carta de condução

Documentos podem ser apresentados no telemóvel através de uma app, mas ainda não é totalmente seguro.
Novidade pode facilitar a vida aos condutores

Ter de pagar uma multa por não ter consigo a carta de condução ou os documentos do carro quando é parado pela polícia vai deixar de ser um problema. Tudo porque já é possível apresentar esses documentos através do telemóvel.

Até agora, não ter em sua posse o cartão de cidadão, carta de condução e restantes documentos do veículo, como obriga o Código da Estrada, poderia levar a uma multa de até 300 euros, ou metade do correspondente se os apresentasse até oito dias depois da notificação. Esta questão fica facilitada com uma app criada pelo Governo para este efeito.

A id.gov.pt está disponível desde 2019, tanto para Android como para iOS, e permite aceder a qualquer momento aos documentos de identificação ou outros emitidos por entidades públicas. Com as mais recentes alterações ao Código da Estrada passa assim a ser possível e legal apresentar às autoridades os seus documentos com recurso ao smartphone. Isto é válido, de acordo com o “Dinheiro Vivo”, tanto para a carta de condução como para a carta verde, a ficha da inspeção e o registo de propriedade do carro.

Para ter acesso a todas estas vantagens só precisa de descarregar a app e utilizar a sua Chave Móvel Digital, que deve estar ativa. Pode aceder aos dados online ou offline, ver os dados em tempo real e descarregar os ficheiros em pdf ou utilizando um QR code.

Ainda assim, nem tudo é tão fácil como parece, uma vez que é necessário que as autoridades que o pararem tenham acesso a leitores dos documentos digitais ou a formas de os autenticarem. Caso contrário, terá mesmo de ir a uma esquadra no prazo de cinco dias para apresentar os documentos. Na prática, embora seja possível apresentar os documentos de forma digital, o mais seguro será mesmo continuar a utilizar os formatos físicos mais tradicionais.

Por estes dias começam também a ser fabricadas as novas cartas de condução, com um grafismo diferente, um novo modelo e características que as tornam mais difíceis de falsificar. Além disso, vêm já preparadas com o sistema de QR code para facilitar a leitura digital.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT