Na cidade

Já pode acompanhar a localização dos autocarros que circulam por Lisboa em tempo real

Nova ferramenta da Carris Metropolitana está em fase de testes. Permite saber o tempo de espera previsto pelo veículo seguinte.
Já pode consultar os horários.

Temos boas notícias para quem costuma engolir o pequeno-almoço durante a corrida para não perder o autocarro. A Carris Metropolitana lançou uma nova funcionalidade que permite acompanhar a localização do transporte em tempo real através da página de pesquisas.

A ferramenta — ainda em versão beta — está ligada ao sistema de cada veículo. Assim, os passageiros têm sempre informações atualizadas em tempo real sobre o tempo de espera previsto até à sua passagem. É bastante semelhante ao que já acontece quando chama um Uber, por exemplo.

Através do site, vai poder selecionar a paragem que deseja consultar, clicando em algum ponto do mapa ou escrevendo o nome na barra de pesquisa. Depois, fica disponível a informação das linhas da Carris que passam por lá, serviços disponíveis por perto (como escolas e hospitais), assim como a lista dos próximos horários.

As viagens aparecem todas por ordem de chegada, sendo que os primeiros horários estão destacados a verde. Quando escolhe a rota desejada, o mapa passa a mostrar o percurso em tempo real com a chegada prevista. No final, deve ainda confirmar se o tempo de espera foi correto para ajudar a desenvolver a aplicação.

Embora seja preciso um período de testes para validar e corrigir toda a informação, espera-se que a funcionalidade passe a fazer parte da vida dos lisboetas em breve. No entanto, ainda não existe previsão de quando será lançada da versão oficial. Entre setembro e outubro, a empresa também vai colocar 80 autocarros elétricos (mais modernos e sustentáveis) a circular na margem norte do rio Tejo.

Atualmente, a Carris Metropolitana conta com mais de 1600 autocarros a circular todos os dias em mais de 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Em média, a empresa portuguesa transporta mais de 550 mil passageiros por dia útil, o que se traduz em quase 20 mil percursos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT