Num contexto em que a segurança — ou a ausência dela — nas viagens em TVDE está cada vez mais em debate, a Bolt decidiu implementar duas novas funcionalidades para oferecer uma experiência mais segura na sua plataforma.
Os Contactos de Confiança e os Códigos de Recolha foram introduzidos esta quinta-feira, 6 de fevereiro, nos serviços de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) da empresa em Portugal. “A otimização de processos é fundamental quando está em causa a proteção de passageiros e motoristas, e estas novas funcionalidades representam um passo importante para continuarmos a garantir viagens seguras e de qualidade”, afirma a empresa.
Os passageiros têm agora a possibilidade de adicionar contactos telefónicos de amigos ou familiares a uma lista associada à sua conta. O intuito é “assegurar uma resposta imediata a notificações, pedidos ou incidentes de segurança, caso não seja possível contactar diretamente o titular da conta”.
Por outro lado, a funcionalidade Códigos de Recolha gera um código único, de quatro dígitos, que deve ser validado tanto pelo passageiro como pelo condutor, antes do início da viagem. Assim que chegar ao ponto de recolha, o motorista terá de colocar o código e só pode iniciar o trajeto após a confirmação da correspondência na aplicação. Esta função, que ajuda a prevenir desencontros entre condutores e passageiros, é opcional e deverá ser ativada pelos utilizadores na plataforma.
Estas novidades vêm complementar um conjunto de outras ferramentas disponíveis na aplicação, como o Ride Check, que identifica proativamente situações anómalas durante uma viagem, o Unmatching, que permite ao utilizador nunca mais encontrar um motorista se for classificado com uma estrela, e a Partilha de Localização.