Na cidade

Já pode andar nos transportes do Porto só com um cartão bancário

Deixa de ser necessário ter dinheiro, esperar nas filas para comprar títulos de transporte ou ter de descobrir onde os comprar.
Novidades.

A partir desta quinta-feira, 22 de julho, os utentes da Linha Violeta (E) do Metro do Porto, que serve o Aeroporto Sá Carneiro, e da linha 500 da STCP, passam a poder pagar a viagem com cartão ou dispositivo contactless, sem ter de carregar o Andante.

Segundo a “Lusa”, citando a Visa, os utentes vão poder pagar a sua viagem tocando simplesmente com o seu cartão de débito, crédito, cartão pré-pago ou dispositivo de pagamento contactless, nos validadores com o respetivo símbolo. “Isto significa que não é necessário ter dinheiro em numerário, esperar nas filas para adquirir títulos de transporte ou perder tempo a descobrir onde comprar”, explica a empresa.

Recorde-se que a tecnologia contactless permite fazer pagamentos sem ter de introduzir PIN. Para o efeito, basta aproximar o cartão, ou outro dispositivo que o tenha, como o telemóvel ou o relógio.

No Porto, o projeto-piloto que conta com a colaboração da Visa, REDUNIQ, a Card4B, a Cybersource e a Littlepay, integra as estações Aeroporto, Senhora da Hora, Casa da Música, Trindade da Linha Violeta e ainda as estações Campanhã, Bolhão, Campo 24 de Agosto, São Bento e Aliados (estas na Linha Amarela ou comuns às linhas A, B, C e F do Metro).

A nova medida integra também os autocarros da linha 500 da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) Praça da Liberdade / Matosinhos (Mercado).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT