Na cidade

Marque na agenda: estes são os feriados e pontes de 2022 — e junho promete

O ano não começa bem, mas depois vai revelando várias pontes e fins de semana prolongados que pode aproveitar.

Com o mês de dezembro a aproximar-se, o fim do ano já à vista, o País praticamente em modo Natal e a situação pandémica novamente pior, muitos já só pensam em 2022: nas escapadinhas que, se tudo correr bem, poderão fazer, nas férias que terão de marcar em breve, nas viagens que irão querer aproveitar.

É por isso altura de olhar para o calendário do próximo ano e perceber como vai ser em termos de feriados e pontes. Pode começar por ignorar os primeiros meses, pois nada aí se passa — mesmo o 1º de janeiro, tal como o Dia de Natal, coincide com um sábado.

No entanto, logo em março o feriado móvel do Carnaval (embora não chegue a todos os setores) aponta a primeira possível ponte: 1 de março, terça-feira.

No mês seguinte, a sexta-feira Santa é este ano a 15 de abril, o que pode sempre servir para a escapadinha do fim de semana de Páscoa, como habitual, ou mini férias; e depois o dia 25 de abril é a uma segunda feira, um novo fim de semana grande. 

Para contar com uma nova ponte tem de esperar até junho (1 de maio é domingo), mas vai valer a pena: o Dia de Portugal, 10 de junho, é este ano a uma sexta-feira. O feriado de Corpo de Deus vai calhar no dia 16, quinta-feira, o que pode permitir até uma semana ou mais de férias, consoante os feriados municipais. Em Lisboa, por exemplo, dia o Santo António de dia 13 é uma segunda-feira, pelo que há aqui um potencial de 10 dias seguidos fora do escritório, com três dias de férias.

Em agosto, o dia 15, ou da Assunção da Nossa Senhora, é este ano a uma segunda-feira: novo fim de semana grande, mesmo em tempo de férias e de verão. Em outubro, o dia 5 ou da Implantação da República é a uma quarta-feira, o oposto de ponte mas ainda assim uma pausa que pode ser útil para quem quiser marcar férias.

Em novembro, o dia 1, de Todos os Santos, vai calhar a uma terça-feira, e em dezembro, os feriados do dia 1 e 8, respetivamente Restauração e da Imaculada Conceição, são em 2022 numa quinta-feira — alerta para duas novas possíveis pontes, as últimas que pode aproveitar no ano —já que o 25 de dezembro e o 1 de janeiro serão domingos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT