Na cidade

Já pode comprar bilhetes nos autocarros e elétricos históricos do Porto através de MB WAY

A STCP é a primeira empresa de transportes públicos no território nacional a aceitar pagamentos através do telemóvel.
Vai ser muito mais prático.

É oficial: a STCP ‒ Sociedade de Transportes Coletivos do Porto tornou-se, esta segunda-feira, 28 de novembro,na primeira empresa de transportes públicos, a nível nacional, a aceitar pagamentos através do MB WAY. A partir de agora, comprar bilhetes para andar nos autocarros e elétricos históricos da cidade do Porto vai ser muito mais simples e rápido: só precisa do telemóvel.

“O pagamento fácil e sem complicações, através do telemóvel, resulta da assinatura de um protocolo de parceria entre a STCP e a SIBS, que possibilita que os passageiros da maior operadores de transportes coletivos da área metropolitana do Porto usufruam de uma nova modalidade do pagamento do bilhete a bordo junto do motorista”, explicam em comunicado.

O pagamento por leitura do QR Code Express está disponível a partir desta segunda-feira, em toda a frota STCP, e não implica qualquer custo acrescido. Isto significa que os bilhetes de autocarro continuam a custar 2€ e um bilhete de uma viagem para adultos nos elétricos históricos custam 5€.

Para que consigam pagar com esta nova funcionalidade, basta ter a aplicação MB WAY instalada, apontar o telemóvel para o QR Code Express que se encontra na entrada da viatura, selecionar a opção Pagamento, validar o preço e apresentar o comprovativo da compra ao motorista. 

De forma a provar a validade do bilhete, o comprovativo fica guardado no telemóvel, em formato eletrónico, com a data e hora da compra, bem como a identificação do autocarro. Cada autocarro terá o seu próprio QR Code Express devidamente numerado e identificado, para que o processo de verificação da validade do bilhete de bordo que é realizado pelos motoristas ou agentes de fiscalização seja simples.

“Alargar as modalidades disponíveis para pagamentos do bilhete a bordo da STCP surge como resposta às necessidades dos nossos clientes. A utilização da app MB WAY nos autocarros e elétricos históricos permite aos passageiros uma maior rapidez e mais conforto no processo de compra”, refere Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP.

Nesta primeira fase, acredita-se que chegarão a cerca de 10 mil passageiros diários, mas o objetivo é continuar a parceria para “oferecer cada vez maior simplicidade na aquisição dos bilhetes de transporte”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT