Criado em 2012, o Tinder foi a primeira grande aplicação de encontros a chegar a Portugal. Com o aumento do número de plataformas de encontros, nos últimos anos, as mais antigas têm de se adaptar constantemente às tendências atuais de relacionamentos.
Assim, o Tinder aposta constantemente em novas funcionalidades. Em outubro de 2023, a aplicação tinha apresentado o projeto Matchmaker que permitia que os amigos e familiares dos utilizadores ajudassem a escolher os melhores partidos. Estes podiam entrar no seu feed, durante 24 horas, e avaliar os perfis dos potenciais candidatos, escolhendo os favoritos.
Desta vez, a aplicação de namoro mais famosa do mundo apresenta uma nova ferramenta, testada nos Estados Unidos e em vários países da América Latina e da Europa, que permite que se junte até dois amigos para organizar encontros de grupo.
Criada principalmente com o objetivo de conhecer pessoas novas, de forma mais divertida e descontraída, o double date passa por convidar amigos para fazer pares e trios para, posteriormente, dar like e fazer match com outros pares e trios interessados em encontros de grupo.
Quando um par dá match com outro par “double date”, abre-se imediatamente uma conversa de grupo com os quatro utilizadores, onde podem falar todos ou, quem preferir, pode passar diretamente para uma conversa privada com a pessoa do par de que mais gostou.
Depois de algumas semanas de teste, a Match, a empresa dona do Tinder, registou um aumento de interesse na aplicação, assim como uma onda de novos utilizadores, da qual 15 por cento aceitou imediatamente experimentar a nova funcionalidade.
O double date surge também com um projeto piloto que torna a experiência muito mais segura para as mulheres. Durante os testes, registou-se que era três vezes mais provável para utilizadores do sexo feminino darem like num par ou num grupo, do que num perfil individual. Simultaneamente, a plataforma percebeu que os utilizadores mandavam 35 por cento mais mensagens nos chats de grupo dos double dates, do que nas conversas um a um.
A nova ferramenta, que responde diretamente às preferências da Geração Z (por criar situações de socialização de baixo risco e ambientes digitais mais confortáveis), tem uma versão beta que já chegou a Portugal. Além de países na Europa como Alemanha, Bélgica e Espanha, e na América Latina, como o Brasil, o projeto espera tornar-se global e definitivo a partir de julho de 2025.

LET'S ROCK







