Na cidade

Já pode dar “A Volta ao Mundo em 80 dias” no novo parque de Vila Nova de Gaia

A obra de Júlio Verne foi a primeira a servir de inspiração. O Peter Pan e a Abelha Maia serão as estrelas dos próximos espaços.
Vai ser transportado para um mundo de fantasia.

O livro “A Volta ao Mundo em 80 Dias” foi lançado em 1873. Volvidos 150 anos, o romance continua a encantar leitores de todas as idades, que se apaixonam por esta aventura épica. A narrativa acompanha Phileas Fogg e Passepartout (seu criado) enquanto tentam dar, lá está, uma volta ao mundo em 80 dias. Agora, o famoso conto do francês Júlio Verne foi trazido para o mundo real em Vila Nova de Gaia. A atração, precisamente com o mesmo nome do livro, foi inaugurada no Parque da Lavandeira a 1 de junho.

As obras começaram em julho do ano passado e, para materializar a magia daquela história, a autarquia investiu 860 mil euros. “O novo parque contempla dois equipamentos lúdicos e escritórios que fazem alusão aos veículos utilizados na época em que a obra foi escrita, nomeadamente um balão gigante e um avião, tendo-se ainda acrescentado um baloiço”, explicam.

Este é apenas o primeiro de 12 espaços deste estilo que vão ser criados na região. Apesar dos temas serem diferentes, todos irão primar pela inclusão. “O balão, por exemplo, incentiva à brincadeira e à imaginação, permitindo que os mais novos despertem o sentido aventureiro e explorador”, descrevem.

O avião “estimula, de forma positiva, os miúdos com dificuldades de visão (permitindo-lhes experimentar texturas), já aqueles com dificuldades motoras poderão ser posicionadas por um adulto na cabine, brincando com os outros e desempenhado um papel de liderança”, acrescentam.

O objetivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia é que o espaço se torne num local de eleição para as famílias — todos os elementos estão convidados a visitarem o espaço, independentemente da idade. No baloiço, por exemplo, os mais pequenos podem ser empurrados pelos pais e avós, sempre “de forma segura e divertida.”

Vários outros temas e contos infantis darão origem a futuros parques de diversões. A atração inspirada no livro “Pinóquio” deverá ser a próxima abertura, mas a data de inauguração ainda não foi divulgada. Ali querem passar a ideia de que os pais podem indicar o caminho, mas são as nossas decisões que ditam o futuro. Já no parque da Abelha Maia, o importante a reter é que é preciso descobrir o mundo para perceber quem somos.

“Peter Pan”, “A Bela e o Monstro”, “Alice no País das Maravilhas”, “A Bela Adormecida”, Os Descobrimentos, “O Principezinho”, Parque Musical, Rede Social e os Quatro Elementos (Ar, Água, Terra e Fogo) são as temáticas dos parques que vão ser inaugurados no futuro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT