Ricardo Nascimento, madeirense de gema, sempre reconheceu o imenso potencial da sua terra natal. A sua beleza é inegável, assim como o clima ameno que convida a banhos praticamente ao longo de todo o ano. Conhecida como o “Havai da Europa”, a Madeira é um destino ideal para viajantes que apreciam estar em contacto com a natureza. Os cenários idílicos proporcionam a oportunidade de realizar atividades únicas — algumas delas repletas de adrenalina. É neste contexto que surge o empreendedor de 30 anos.
No início do seu percurso académico, quando estudava para se tornar professor primário, Ricardo estava longe de imaginar as mudanças que a vida lhe reservava. Durante o mestrado, em 2020, decidiu mudar-se para Inglaterra, onde permaneceu nos últimos quatro anos. “Achei que já era o momento de regressar à Madeira e vim com a intenção de desenvolver algo para os turistas, uma vez que a ilha depende muito do turismo; no entanto, queria algo distinto”, conta à NiT.
Com as malas prontas, regressou ao arquipélago no início do ano, ainda incerto sobre o que iria fazer. “A princípio, pensei em criar algo semelhante a safaris em jipe, já que tinha adquirido um para mim. Contudo, percebi que esse mercado já estava saturado. Então, optei por algo que proporcionasse ainda mais adrenalina”, recorda.
Nesse momento lembrou-se dos passeios de moto 4 que tinha feito em Marrocos e no Egito, e começou a desenvolver o projeto a partir daí. Trocou os jipes por quad bikes e as estradas asfaltadas por trilhos de terra batida. “Ainda não tinha visto muitas empresas do género, que façam mesmo tours em off road, então decidi arriscar neste conceito”, diz.
A 25 de julho, o seu “plano B” deu oficialmente início à Quad Xperience, a “porta de entrada para experiências inesquecíveis na natureza”. O ponto de encontro é no bar O Caniça, onde começa toda a aventura.
Ver esta publicação no Instagram
Atualmente existe apenas uma rota fixa e a tour segue o Trilho das Funduras, na Fajã dos Rolos, com vistas incríveis para a famosa Floresta Laurissilva, considerada pela UNESCO como Património Natural da Humanidade. Durante o percurso, fazem-se paragens na Casa das Funduras, um centro de apoio às atividades florestais, num “local secreto” e no Miradouro da Portela.
Situado a 670 metros de altitude, neste miradouro é possível contemplar as montanhas verdejantes que se estendem até ao horizonte azul do mar. Além disso, pode admirar a grandiosidade da Penha d’Águia, uma formação geológica com quase 600 metros de altura, que serve como marco divisório entre os concelhos de Machico e Santana.
Os passeios incluem “trilhos ecológicos, visitas a parques naturais, praias intocadas e montanhas deslumbrantes”. Pelo caminho, os participantes têm a oportunidade de apreciar a beleza da flora e fauna endémica da Madeira. Cada tour tem uma duração de duas horas e meia, podendo, em algumas ocasiões, prolongar-se um pouco mais, dependendo do ritmo de condução dos passageiros.
Ricardo tem o objetivo de implementar novas rotas, algumas com mais adrenalina e outras mais tranquilas, para agradar a todos os gostos. “Estou a planear uma tour ao Pico do Areeiro. A ideia é partir por volta das seis da manhã para assistir ao nascer do sol e, no regresso, realizamos o Trilho das Funduras”, revela.
Atualmente, a Quad Xperience dispõe de quatro motos 4, com capacidade para duas pessoas em cada uma. Em termos de preços, cada tour custa 130€ por veículo e as reservas podem ser feitas online.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias dos novos passeios off road da Madeira.