Na cidade

Já pode mergulhar na nova praia fluvial do Alentejo — e tem duas piscinas flutuantes

Vai ser o novo destino deste verão. O novo areal de Moura, em Beja, foi inaugurado esta quarta-feira, 19 de junho.
Foi inaugurada esta quarta-feira, 18 de junho.

Chegou mesmo a tempo do verão. A região de Moura, em Beja, tem agora um novo destino que convida a mergulhos: a Praia do Lago foi inaugurada esta quarta-feira, 19 de junho, após um investimento de quase 2,2 milhões de euros.

O areal faz parte do projeto Estação Náutica de Moura-Alqueva, que surge para requalificar a zona emergente da barragem. Coordenado pela Câmara Municipal de Moura e desenvolvido em parceria com a Empresa do Desenvolvimento e Infra-estrutruras do Alqueva (EDIA), o complexo inclui uma plataforma central de lazer, uma praia fluvial e um parque para autocaravanas.

“Este conjunto de infraestruturas permite a realização de atividades de lazer e desportivas, e vem diversificar a oferta turística no concelho de Moura e requalificar a zona envolvente da barragem de Alqueva, promovendo o desenvolvimento social e cultural da região”, explica a autarquia.

A plataforma central de lazer acolhe uma cafeteria, esplanadas e lojas para operadores turísticos. Já a praia fluvial, designada como Praia do Lago, inclui duas piscinas flutuantes, unidas por um passadiço. Uma delas é para adultos, com 1.60 metros de profundidade, e outra para crianças, com 0,60 metros. 

Além de convidar a mergulhos, a nova praia fluvial do País será animada por atividades ao longo de todo o ano. Nos meses de verão, por exemplo, haverá batismos de mergulhos, uma iniciativa direcionada a maiores de 15 anos. O objetivo é potenciar o conhecimento dos jovens pelo mundo subaquático e pelas espécies de fauna e flora presentes na região.

Os participantes irão também assistir a uma formação sobre suporte básico de vida, ministrada pelos bombeiros, e outra sobre a biodiversidade do local onde mergulham, ministrada pela técnica do Ambiente do Município, Sílvia Monteiro.

Os batismos de mergulho vão acontecer nos dias 6 de julho, 20 de julho, 3 de agosto e 2 de setembro,, entre as 9 e as 12 horas. As inscrições devem ser feitas para o e-mail enmoura@nullcm-moura.pt.

O bar e o restaurante deverão estar em funcionamento até ao final do mês, mas desde quarta-feira, 18 de junho, que já é permitido ir a banhos nas águas do Alqueva. A sombra está garantida através dos chapéus de colmo espalhados pelo areal.

A autarquia adiantou ainda que o projeto não está concluído e que o objetivo é consolidar as infraestruturas. Nos planos estão a criação do Centro de Alto Rendimento de Moura e o prolongamento da praia fluvial.

Carregue na galeria para ver as primeiras imagens da nova praia fluvial do Alentejo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT