Na cidade

Já pode percorrer o novo passadiço junto ao rio Cávado

O município de Barcelos inaugurou a nova zona pedonal a 5 de abril. É “um abraço da cidade ao rio”.
O passadiço.

Depois da inauguração de uma ecovia na margem esquerda do rio Cávado, em março, há mais um passadiço pedonal que as pessoas podem percorrer neste cenário. Desta vez, na margem direita.

O município de Barcelos inaugurou no passado sábado, 5 de abril, o Passadiço Pedonal ao Longo da Margem do Rio Cávado, que faz a ligação entre a frente ribeirinha e a Quinta do Brigadeiro. Para o presidente da autarquia, Mário Constantino, este foi “um dos mais felizes” da sua vida.

“Passei anos a ouvir as pessoas a lamentarem-se de que a cidade estava de costas viradas para o seu rio e, por isso, estou certo de que compreenderão o orgulho que sentimos, por termos abraçado esta obra. Este passadiço é um abraço da cidade ao rio e um abraço do rio às pessoas”, disse o autarca na inauguração.

O traçado entre a frente ribeirinha e a Fonte de Baixo apresenta uma solução sobrelevada, com dois metros de largura, e compreende vãos de 12 metros em estrutura metálica. O restante traçado, para nascente e para jusante, tem sempre 2,50 metros de largura, o que permitiu “uma implantação harmoniosa na paisagem e integração com as estruturas existentes”.

A empreitada, que se desenvolveu numa extensão de 1.500 metros, representou um investimento de 4,4 milhões de euros.

Além do passadiço, compreende ainda a construção de dois parques de estacionamento para automóveis e autocaravanas, um deles junto ao edifício das Águas de Barcelos e o outro junto ao parque de lazer do Brigadeiro. O grande objetivo desta construção foi “permitir e incentivar a mobilidade urbana ambiental e energeticamente mais sustentável”.

“Os passadiços serão um novo ponto de encontro para a nossa comunidade: amigos e famílias poderão passear por aqui, reunir-se, partilhar momentos e criar memórias inesquecíveis”, sublinhou o autarca. 

Do outro lado da margem fica o novo troço da ecovia de Barcelos, que tem uma extensão de 2.300 metros. O percurso faz a ligação entre Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia, passando sob a emblemática Ponte Medieval. A obra insere-se no projeto “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, numa extensão de mais de 22 quilómetros ao longo da margem esquerda do rio.

Em 2024, o município aprovou também um projeto que prevê a criação de cinco parques fluviais e um ecoparque no corredor do rio Cávado. Este é um “passo decisivo para ligar as pessoas ao rio, um passo importantíssimo na concretização de um projeto que se pretende potenciar de atratividade ao desporto, lazer, recreio e convívio ao ar livre, em comunhão e fruição das pessoas com a natureza”.

Ainda não foram adiantadas datas de conclusão, mas nos próximos tempos serão criados o Parque Fluvial de Mariz, o Parque Fluvial de Barcelos e Barcelinhos, o Parque Fluvial de Tamel São Veríssimo, o Parque Fluvial de Manhente e o Parque Fluvial de Areias de Vilar.

Todas estas propostas pretendem promover “o turismo sustentável de recreio e lazer, atendendo a todas as classes etárias e estratos sociais, pela prática de vários desportos, nos espaços de uso público, capazes de atrair um elevado número de pessoas”.

Já foi inaugurado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT