Na cidade

Já pode saber como é ter o novo Galaxy — antes sequer de trocar de telemóvel

A inteligência artificial é o grande destaque dos modelos topo de gama da Samsung. Depois destes tutoriais vai correr até à loja.
É só instalar a app.

Qualquer pessoa que tem um amigo com um dos novos Samsung Galaxy, sabe bem quais são as potencialidades daquele modelo. Em primeiro lugar, porque o amigo não pára de se gabar de tudo o que o smartphone é capaz de fazer. Em segundo, porque também lhe pede recorrentemente para apagar pessoas do background das nossas fotografias. Sim, esta funcionalidade é real e muito útil.

A inteligência artificial (IA) que os novos smartphones da marca sul-coreana oferecem permite que uma imagem linda numa ilha paradisíaca seja mesmo perfeita para as redes sociais depois de, com alguns toques no ecrã, eliminar todos os outros turistas que quase lhe arruinaram a foto. A tecnologia lê a imagem global e preenche os espaços com uma precisão sem falhas. Aqueles banhistas que apareciam no mar lá atrás? Desaparecem em segundos e a correção faz com que a água surja onde estavam os tais penetras. Ninguém vai reparar na diferença.

Se ainda não conhece este admirável mundo novo da Samsung Galaxy, agora é também muito mais simples descobrir o motivo de estes aparelhos serem tão elogiados por especialistas da área.

Com a app Try Galaxy, qualquer telemóvel mais antigo ou até de outra marca pode “transformar-se” num destes modelos. Na realidade não se passa a utilizar o sistema operativo ou as novas funcionalidades, mas a aplicação recria todo o ambiente destes telemóveis, permitindo uma simulação da navegação e ainda oferece alguns tutoriais dos seus principais destaques. No final, quando tiver passado por esta experiência imersiva, vai ficar completamente convencido.

Ainda na fotografia, a app leva-o a explorar o mundo do Nightography. A tecnologia fotográfica para ambientes escuros da Samsung tem sido elogiada por oferecer maior estabilidade, luz e cor no resultado, seja em imagem ou vídeo. Mas na edição não faltam também elementos onde a inteligência artificial faz magia: apagar reflexos ou remasterizar as cores para uma foto com um aspeto mais profissional.

Existe ainda uma variedade de funcionalidades úteis, desde a tradução em tempo real de chamadas para conversas internacionais até ao Assistente de Notas, que transforma um texto corrido num conteúdo mais apresentável, com pontos de destaque e um estilo mais interessante de ler.

Com a IA cada vez mais presente em várias áreas, a Samsung coloca os utilizadores também neste mundo de forma fácil e acessível.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a Samsung.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT