Há muito que se consideram como uma só cidade e já é hábito partilharem iniciativas do género. Valença, no Alto Minho, e Tui, na Galiza, estão a celebrar o Natal com um transporte especial.
Chama-se Comboio de Natal da Eurocidade e faz a ligação entre os núcleos urbanas das duas cidades. “As ligações decorrem entre as duas zonas históricas da Eurocidade com paragens nas Portas do Sol, na entrada da Fortaleza de Valença, e na Praza da Inmaculada, em Tui”, esclarece o município de Valença.
A viagem a bordo neste comboio especial, com três carruagens iluminadas para a época, é gratuita até 5 de janeiro. Ao fim de semana, o transporte sai de Valença às 10h30 e, a partir daí, sempre de hora em hora até às 18h30. A única pausa é entre as 13h30 e as 14h30.
Já de Tui, podem embarcar a partir das 10 horas (hora portuguesa). O último comboio parte às 18h horas. Durante a semana, os horários são os mesmos, mas o serviço só é feito durante a parte da tarde.
Os interessados podem começar a viajar no Comboio de Natal da Eurocidade já a partir de dia 13 de dezembro, sexta-feira. “É uma oportunidade para usufruir de uma encantadora viagem entre Valença e Tui e desfrutando da beleza natalícia desta Eurocidade”, sublinha a autarquia.
A iniciativa é patrocinada pela Câmara Municipal de Valença e Concello de Tui e insere-se na programação festiva natalícia da Eurocidade. Um dos destaques da cidade portuguesa nesta época é o icónico presépio de troncos de madeira em tamanho real e a maior estrela de Natal do País, uma estrutura iluminada com 12 metros de diâmetro.
A tradicional mostra coletiva de presépios realiza-se entre 15 de dezembro e 6 de janeiro. Para encerrar as festividades, a 5 de janeiro, acontecerá a Cavalgata Internacional de Reis, que percorrerá as avenidas centrais da cidade em direção à ponte centenária e, posteriormente, até o Paseo da Corredoira, em Tui.