Na cidade

Já pode visitar a árvore e o presépio em crochê tricotados pelos habitantes de Medelin

Durante um mês, encontravam-se das 20 horas à meia-noite para trabalharem. O pinheiro de Natal tem seis metros e 1200 quadrados.
É maior que o ano passado. Foto: Junta de Freguesia Medelin

Nos últimos dias têm sido inauguradas várias árvores de Natal e presépios por todo o País — mas nenhuma se compara à que foi instalada na aldeia de Medelin, em Idanha-a-Nova. A rotunda da povoação acolhe uma árvore de Natal e um presépio em crochê tricotados pelos habitantes.

Esta foi a segunda vez que a iniciativa, que pretende unir a comunidade, se realizou. No ano passado, a primeira árvore de Natal de crochê foi tricotada por 50 mulheres e muitos outros residentes na freguesia. Tinha 788 quadrados, 3,80 metros de altura e cerca de 12 metros de diâmetro. Este ano, além de terem acrescentado o presépio, trabalharam ainda mais.

A árvore deste ano tem 6 metros de altura e 20 de diâmetro, tendo chegado aos 1200 quadrados (quase o dobro do ano passado),  releva fonte da Junta de Meledin à NiT. Já no presépio, cada boneco tem por volta de 250 quadrados, exceto as ovelhas que são mais pequenas. O objetivo é irem adicionando mais figuras ao longo dos anos.

“Começámos em outubro e, durante um mês, trabalhamos diariamente das 20 horas à meia-noite. Uma das senhoras que participou, que tem 82 anos e costumava deitar-se às 20 horas, ficava connosco até mais tarde para ajudar”, revelam. 

Únicos no mundo, tanto a árvore como o presépio foram tricotados à mão pelos medelinenses, num esforço de união e entreajuda que é a definição do verdadeiro espírito da época. “Este projeto tem como finalidade atingir dois grandes objetivos: o primeiro é envolver toda a comunidade e assim promover a cidadania e manter a nossa população ocupada e ativa; e o segundo é trazer notoriedade e visitantes à nossa linda aldeia”, refere a Junta de Freguesia de Medelin.

Após o trabalho dos últimos meses dos habitantes locais e “muitos amigos espalhados pelo País”, a árvore de Natal e o presépio foram instalados no dia 1 de dezembro, quinta-feira, na rotunda da aldeia e por lá deverá ficar até ao novo ano, sendo, nas palavras da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, “um projeto que envolveu a comunidade para deixar a aldeia ainda mais bonita”.

Carregue na galeria para ver as primeiras imagens do presépio em crochê.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT