Na cidade

Já pode visitar o Convento de Cristo sem sair de casa

Projeto passou para digital a Charola do Convento de Cristo, que é possível ver em 3D e descobrir detalhes.
Para visitar sempre que quiser

A nova fase de desconfinamento que iniciou esta segunda-feira, 3 de maio, trouxe também uma nova forma de visitar o Convento de Cristo, em Tomar.

Através do projeto Transformação Digital da Charola do Convento de Cristo e de uma experiência de 3D, é agora possível visitar à distância este monumento. Esta é uma experiência imersiva que permite que cada um, esteja onde estiver e à hora a que quiser, pode conhecer cada recanto do espaço e descobrir algumas das suas histórias e particularidades.

O projeto tem como objetivo “a promoção e divulgação do património e do território nacional, através da experiência 3D”, como explica em comunicado a Associação de Turismo Militar Português. Para que tudo fosse possível, uniram-se também a esta ideia a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém, a Virtual Twin – Do Real para o Digital 3D e o Convento de Cristo – Direção Geral do Património Cultural.

Esta é ainda uma forma de “suscitar o interesse pelo magnífico património histórico-militar português e de contribuir para o desenvolvimento do turismo militar em Portugal”.

De acordo com o site do próprio Convento de Cristo, a charola “era o oratório privativo dos Cavaleiros, no interior da fortaleza”, foi concluída em 1190 e inicialmente tinha a entrada virada a oriente. “Foram as obras de D. Manuel I que a estabeleceram a sul, na nave com que ampliou a igreja, extramuros do castelo.” O seu restauro levou desde 1987 a 2014.

Quem quiser viajar por este mundo e regressar ao tempo dos Templários só precisa de ir ao site do projeto e deixar-se perder entre os seus pontos de interesse.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT