Na cidade

Já pode visitar o famoso presépio feito com mais de três toneladas de sal

A instalação com mais de 700 figuras pode ser visitada a partir deste domingo, 1 de dezembro, em Castro Marim.
São mais de 700 figuras.

É do mar que vem a matéria-prima para o presépio de Natal de Castro Marim, no Algarve. A estrutura, feita com mais de três toneladas de sal e cerca de 700 figuras que recriam cenas religiosas e de ofícios tradicionais, foi inaugurada este domingo, 1 de dezembro, na vila algarvia.

Há mais de uma década que os moradores da região e os visitantes podem ver de perto a Casa do Natal, composta por um presépio gigante. Mas só há cerca de oito anos é que o sal ganhou destaque na composição da atração turística e o evento passou a ser realizado na Casa do Sal. O objetivo do presépio é promover e valorizar o motor económico da vila.

“Acima de tudo, queremos afirmar o bom nome de Castro Marim associado àquilo que é mais autêntico, genuíno e diferenciador. Estamos na quadra natalício, devemos enaltecer aquilo que é o valor do Natal e a comemoração do nascimento de Jesus e o que isso significa na nossa cultura”, afirmou a vice-presidente da autarquia, Filomena Sintra, citada pela SIC Notícias.

Nesta edição, o tradicional Presépio do Sal e das Artes vai utilizar alguns elementos artesanais e do interior da serra de Castro Marim, como a empreita, a cana e a palma, tudo feito através da sabedoria ancestral das gentes da terra.

Ao longo do período de exibição, que se prolonga até 6 de fevereiro, o espaço vai contar com “os próprios artesãos a trabalhar as peças para que as pessoas percebam como se transformam”. “A promoção do sal e das artes ancestrais é fundamental para a reafirmação do património imaterial do concelho de Castro Marim, e para a sua continuidade com uma aposta na originalidade e numa permanente evolução e adaptação dos materiais e das técnicas tradicionais até hoje”, destaca a autarquia.

O presépio de sal pode ser visitado todos os dias, entre as nove e as 13 horas e das 14h30 às 17h30.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT